NOTÍCIAS

Universidade de Brasília e Aruba Networks mostram o que é BYOD

Universidade de Brasília e Aruba Networks mostram o que é BYOD

by 4 de agosto de 2015 0 comments

 A UNB (Universidade de Brasília) tem nova rede sem fio (WLAN) voltada aos conceitos de BYOD (Bring Your Own Device – traga seu próprio dispositivo), que vem sendo tratado como futuro das estruturas de comunicação. Nesse novo modelo, a tecnologia é aberta para qualquer tipo de aparelho ficar conectado, sem restrições de tipo, sistema operacional etc.

A solução foi desenvolvida pela Aruba Networks, uma marca recém adquirida pela HP, São cerca de 600 pontos de acesso (APs) para “iluminar” refeitórios, laboratórios, salas de aula e áreas de convivência de maior fluxo de pessoas.

Além dos dados, a WLAN suporta o tráfego de voz e é integrada ao PABX-IP da Universidade, dando acesso aos ramais, já que nem todos os profissionais têm telefones fixos. Por meio de um aplicativo para smartphones, é possível acessar a rede de voz para fazer ligações.

“O servidor de aplicações da UNB registra o dispositivo – que pode ser um computador pessoal, tablet ou smartphone –, acessa os serviços disponíveis com base no usuário e seu perfil, quer seja matrícula do aluno ou registro do colaborador, e para a pessoa aparece a lista de contatos, seu status e demais informações”, explica Glaucio Alkmin, Territory Manager da Aruba Networks. “De qualquer local da UNB de Brasília, Planaltina, Ceilândia e Gama, é possível usufruir de serviços de dados e voz unificados. Este serviço está em fase final de testes e em breve será disponibilizado para todos os usuários da rede”, finaliza.

Pesquisa e inovação
Ainda em relação à estabilidade da rede, há uma funcionalidade específica para análise de sinal e para dar inteligência nas trocas (roaming) entre os APs – o ClientMatch. Com suas medições e análise comportamental, é possível oferecer sempre excelente qualidade de sinal e melhor utilização da infraestrutura.

O modelo BYOD visa fortalecer a atividade da UNB, que é a inovação, a pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de formar o material humano e a ajudar na formação dos alunos e professores de graduação e pós-graduação. De acordo com o Professor Doutor Jacir Luiz Bordim, do Departamento de Ciência da Computação da UNB: “O objetivo da Universidade sempre foi oferecer o melhor serviço de Internet e acesso à sua rede interna para as pessoas que a utilizam. Os alunos de graduação e pós-graduação auxiliam neste desenvolvimento, como é o caso dos alunos do curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada, que estão realizando estudos com vistas a agregar novas funcionalidades e aperfeiçoar os serviços”.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *