NOTÍCIAS

Uber e Volvo aceleram em carros sem motorista

Uber e Volvo aceleram em carros sem motorista

by 21 de novembro de 2017 0 comments

A empresa de app para transporte compartilhado Uber planeja comprar 24 mil carros autônomos da Volvo. Os veículos dispensam o motorista, algo que tem sido especialmente problemático ao Uber e o tem colocado em conflito com interesses de empresas de táxis em várias cidades pelo mundo. Os carros possuem tecnologia para serem controlados roboticamente.

O negócio pode trazer uma transformação na Uber, que passaria de uma empresa de app para uma controladora de frota. O aplicativo de celular não seria descontinuado nem o sistema de cruzamento de dados e analytics que a companhia possui, mas isso seria uma nova fase, com menos parceiros humanos (a Uber não considera os motoristas funcionários).

A Volvo fornecerá modelos SUV XC90. Esses carros têm sido a vitrine da marca para os sistemas autônomos. No mercado americano, seu valor é de cerca de US$ 50 mil. O acordo não é exclusivo e valerá, em princípio, de 2019 a 2021. A montadora de origem sueca busca outras parcerias e, na semana passada, confirmou os planos para expandir esse mercado.

Tecnologia
Apesar da montadora ter pesquisado tecnologia de condução autônoma, os sistemas dos carros devem ser os da própria Uber. A companhia tem um braço de pesquisa avançada no Vale do Silício e parcerias com algumas universidades americanas.

Não foram divulgados detalhes financeiros para a compra. O negócio se baseia em uma aliança de US$ 300 milhões que a Volvo anunciou com a Uber no ano passado focada em colaborar no projeto e financiamento de carros com sistemas de auto-condução, que requerem diferentes características de direção e frenagem e sensores.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *