NOTÍCIAS

Trojans Bancários para dispositivo móveis entram no ranking dos principais malwares financeiros

Trojans Bancários para dispositivo móveis entram no ranking dos principais malwares financeiros

by 23 de dezembro de 2015 0 comments

O relatório de estatísticas gerais Security Bulletin de 2015 da Kaspersky Lab aponta, pela primeira vez, duas ameaças financeiras voltadas para dispositivos móveis entre os dez principais malware criados para roubar dinheiro. Elas apareceram respectivamente nas 7ª e 8ª posições. Outra tendência alarmante é o rápido crescimento dos ransomware – golpe que sequestra os dados da vítima. Os dados do relatório foram levantados pela Kaspersky Lab em 200 países e territórios.

As famílias de trojans bancários Faketoken e Marcher são voltadas para a plataforma Android. Os representantes da família Faketoken trabalham em conjunto com trojans de computador. O usuário é enganado para instalar um aplicativo no smartphone que, na verdade, é um trojan que serve para interceptar código de autenticação de transações móveis (mTAN).

Já os programas maliciosos da família Marcher roubam informações de pagamento e, ao infectar um smartphone, eles rastrearão as atividades que a vítima realizar na Google Play e no aplicativo móvel de um banco europeu. Na loja Google Play, o Marcher exibirá uma janela falsa solicitando os dados do cartão de crédito para enviá-los ao golplista. O mesmo acontece quando a vítima tenta usar o app do banco.

“Em 2015, os criminosos virtuais investiram tempo e recursos no desenvolvimento de programas maliciosos financeiros para dispositivos móveis. Isso não surpreende, já que milhões de pessoas em todo o mundo usam seus smartphones para adquirir produtos e serviços. Considerando esta tendência, podemos afirmar que as ameaças financeiras para dispositivos móveis terão uma maior representatividade no próximo ano”, afirma Yury Namestnikov, pesquisador sênior em segurança da equipe GReAT da Kaspersky Lab.

Porém, o crescimento das ameaças móveis não impactou a performance do crime virtual financeiro “tradicional”. No total, em 2015, as soluções da Kaspersky Lab bloquearam quase dois milhões (1.966.324) de tentativas de execução de malware capazes de roubar dinheiro do Internet Banking. Este índice representa um aumento de 2,8% em comparação com 2014 (1.910.520).

Uma mudança importante no ranking foi a troca na…[MAIS]

Pages: 1 2

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *