NOTÍCIAS

Transformação digital traz novos desafios para 75% dos CIOs

Transformação digital traz novos desafios para 75% dos CIOs

by 31 de outubro de 2016 0 comments

Empresas do mundo inteiro estão respondendo às ameaças representadas por rupturas tecnológicas, como Uber e Airbnb. Tendências como essas trazem desafios importantes para CIOs, segundo estudo conduzido pela Logicalis, provedora global de soluções e serviços de TIC.

A pesquisa CIO Survey 2016, realizada pela Logicalis, entrevistou 708 CIOs de todo o mundo e confirmou que a transformação digital dos negócios está ganhando velocidade. Atualmente, 73% das empresas já foram, de alguma maneira, impactadas pela transformação digital. De modo geral, de acordo com os resultados do estudo:

· Os inovadores capacitados por tecnologia (“disruptores digitais”) são 7% das empresas

· Os early adopters somam 22% dos entrevistados

· 45% das empresas adotam tecnologia pouco tempo depois que elas surgem, enquanto 22% investem após a consolidação dessas ferramentas

· Negócios que ainda não estão digitalizados representam apenas 5%

“A pesquisa aborda tanto os enormes benefícios que a transformação digital traz, quanto os desafios advindos de rupturas digitais e transformações pioneiras. Além disso, comprova que a velocidade dessas transformações certamente representa grandes mudanças para CIOs e departamentos de TI”, comenta Mark Rogers, CEO do grupo Logicalis.

Grandes desafios para CIOs
O estudo mostra que este ambiente em transformação traz grandes desafios para CIOs. Mais do que nunca, eles têm menos controle sobre os gastos com TI – 40% deles dizem que hoje tomam 50% ou menos das decisões relacionadas aos investimentos em tecnologia.

Essa tendência se reflete também na frequência com que os CIOs são completamente ignorados, já que muitas áreas de negócios estão comprando tecnologia sem qualquer envolvimento do departamento de TI. A proporção de CIOs que relatam isso aumentou de 29%, em 2015, para 39% neste ano.

TI distribuída e Shadow IT
Um dos resultados dessa perda de controle é o afastamento da TI centralizada, com cada vez mais CIOs operando em ambientes de TI distribuída. Essa descentralização é uma extensão natural da Shadow IT, que não é mais vista como subversiva e sim como um elemento essencial e positivo da transformação digital.

Embora a esmagadora maioria dos CIOs (83%) tenha relatado que departamentos de negócios estão empregando profissionais de TI, cujo papel é suportar software, aplicativos e nuvem específicos para funções do negócio – áreas de Shadow IT – eles parecem satisfeitos trabalhando dessa forma. Mais de 22% deles trabalham com áreas de Shadow IT diariamente e 41% o fazem ao menos uma vez por semana.

Desafios de segurança
A combinação de IoT, TI distribuída e a crescente disseminação de aplicativos nos negócios – junto com um cenário de ameaças em constante evolução – representam um enorme desafio de segurança.

Os CIOs entrevistados citaram esse como o desafio mais importante e mais difícil relacionado ao uso crescente de serviços de nuvem. Mais de 78% deles apontaram segurança como o principal desafio, seguido por soberania de dados (47%) e regulamentação de dados locais (37%).

Além disso, 61% dos CIOs preveem que o predomínio de ameaças cada vez mais sofisticadas será o principal problema nos próximos 12 meses, enquanto questões como sequestro de dados e extorsão corporativa são destacadas por mais da metade deles (56%).

Ajuda externa
A grande quantidade de desafios que surgem para os CIOs significa que a pressão para lidar com a gestão cotidiana da tecnologia, focar em estratégia e reformular departamentos de TI para que sejam fornecedores internos de serviços está maior do que nunca.

Segundo a pesquisa, os profissionais estão constantemente buscando parceiros para entrega de serviços. Neste ano, 24% dos CIOs terceirizou grande parte da TI (mais de 50%) e o número de executivos que não terceirizou nada ou apenas 10% da TI caiu drasticamente – respectivamente, de 13%, em 2015, para 9% e de 26% para 19% neste ano.

Rogers disse ainda que conforme a inovação digital acelera, as empresas têm a possibilidade de criar novas experiências aos consumidores, tomar decisões mais rápidas e melhores por meio de uma colaboração mais inteligente e criar novos modelos de negócios digitais e fontes de renda de forma segura.

“CIOs e líderes de TI podem exercer um papel decisivo ao permitir a inovação com base na aplicação de tecnologias digitais”, finaliza o CEO do grupo Logicalis.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *