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Transformação Digital: mito ou verdade nas empresas?

Transformação Digital: mito ou verdade nas empresas?

by 15 de julho de 2016 0 comments

* Por Flavia Pollo Nassif

O que vai determinar se a transformação digital das empresas se tornará um mito ou uma verdade é o propósito em que seus projetos estão ancorados e o quanto seus processos internos foram realmente transformados em digitais.

O que é digital para você? Esta é uma das perguntas que mais se ouve no momento e as respostas costumam ser muito parecidas, envolvendo redução de custos e maximização da receita. Claro, não tem como ser diferente; esta deve e pode ser a consequência final, mas você pode frustrar seus clientes se colocar, por exemplo, uma camada de relacionamento digital na frente de processos operacionais lentos e complexos.

O cliente tem que ter uma experiência digital completa. Comprar novos serviços de forma digital é bacana, mas a qualidade também precisa ser digital. A entrega final e a solução dos problemas necessitam ser eficazes para que a experiência digital se concretize.

Ser digital é ser simples e, atualmente, o simples também precisa ser ágil. Antes de começar a se beneficiar de tecnologias digitais como big data, cloud, business intelligence, business analytics, location intelligence e IoT, você precisa desenhar seu portfólio usando o sapato do seu próprio cliente.

E quais s√£o os desejos do seu consumidor? O que voc√™ pode fazer que realmente gerar√° impacto? Existem empresas nascendo digitais que parecem enxergar o mundo de uma forma diferente, que conseguem viralizar solu√ß√Ķes nos tornando dependentes de algo que at√© ontem a gente nem sabia que precisava.

O consumidor est√° repensando o consumo; ele come√ßa a preferir usufruir do que ter, compartilhando coisas com quem n√£o conhece. A confian√ßa est√° voltando a existir e estamos abrindo m√£o de alguns crit√©rios de seguran√ßa para agilizar a vida (nosso cart√£o de cr√©dito, nossa localiza√ß√£o….), utilizando o digital para estar mais pr√≥ximo, para compartilhar experi√™ncias e tamb√©m os custos.

Vivemos uma revolução no comportamento do ser humano, que pode mudar completamente o capitalismo que temos hoje, e não são maquiagens digitais que vão te colocar à frente de seus concorrentes, que inclusive não são mais os mesmos e não anunciam sua chegada.

A tecnologia digital certa para cada momento
Se voc√™ precisa entender o comportamento dos seus clientes e como o ambiente interno e externo impactam suas decis√Ķes, aposte em solu√ß√Ķes anal√≠ticas que tragam valor agregado e n√£o em generalistas do tipo ‚Äúpode fazer de tudo‚ÄĚ. Por exemplo, uma solu√ß√£o geo espacial big data que mostre a rela√ß√£o dos seus chamados no call center, com dados do IBGE e propens√£o a reclama√ß√£o em √≥rg√£os de defesa.

E se a necessidade √© o aumento da receita, voc√™ precisa de uma solu√ß√£o que consiga captar as prefer√™ncias do seu cliente considerando: intera√ß√Ķes em redes sociais, perfil de mobilidade, hist√≥rico de consumo etc. Tudo isso em real time e de forma a captar o momento certo de estimular o consumo.

A organização precisa ser digital de ponta a ponta, desde as áreas estratégicas, operacionais, financeiras até a área de compras. De forma prática, se você precisa de uma solução em 3 meses, não pode demorar 2 meses para comprá-la.

Os parceiros digitais precisam agregar valor ao neg√≥cio. Ningu√©m tem mais tempo para comprar ferramentas e depois tentar alcan√ßar resultados. A compra de ferramentas por modismo est√° ficando no passado. √Č necess√°rio assegurar o ROI, separar os desafios por partes e, em uma estrat√©gia escal√°vel, concretizar os retornos para a organiza√ß√£o.

Este é o caminho para tornar verdade a transformação digital da sua empresa.

 

* diretora comercial da Triad Systems

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