NOT√ćCIAS

Transformação digital é desafio para 90% das empresas brasileiras

Transformação digital é desafio para 90% das empresas brasileiras

by 1 de julho de 2016 0 comments

Uma pesquisa global realizada pela Bizagi, fornecedora de software para automa√ß√£o de processos digitais, aponta que praticamente nove em cada 10 empresas (87%) enfrentam muita turbul√™ncia durante processos de transforma√ß√£o digital. No Brasil, esse n√ļmero sobe para 96%.

A pesquisa globalThe Agility Trap: Findings from the 2016 Global Executive Study into the State of Digital Transformation entrevistou mais de 1000 profissionais de TI ou responsáveis pela experiência do cliente, constatando uma aceleração desta tendência de transformação digital, onde 73% dos todos os pesquisados e 83% das pessoas entrevistados no Brasil acreditam que a não atualização deve reduzir significativamente a competitividade.

Porém, fatores como a velocidade para implementar as mudanças e a complexidade dos processo corporativos representam obstáculos para a maioria das empresas que vislumbram este processo de transformação.

O ritmo de mudança
No mundo inteiro, apenas uma em cada tr√™s empresas (32%) reportam projetos de transforma√ß√£o digital em andamento. Os Estados Unidos e o Canad√° lideram a tend√™ncia com 52% das empresas implementando novos projetos digitais, seguidos na Am√©rica Latina pelo Brasil (39%), M√©xico (27%) e a Col√īmbia, com apenas 20%.

75% dos entrevistados acreditam que o ritmo de mudança está aumentando, uma reação aos negócios inovadores que estão alterando o cenário empresarial, com a grande maioria (82%) opinando que é importante acelerar a velocidade de transformação para acompanhar a evolução do seu setor.

Os impulsores da transformação digital
A transformação apresenta vários riscos e benefícios. Seis em cada 10 empresas (60%) dizem que a agilidade operacional é um fator crítico, embora mais da metade (54%) também mencionaram a necessidade de responder à evolução das expectativas de seus clientes.

Quatro em cada cinco entrevistados (80%) acreditam que é essencial aprimorar a experiência de seus clientes, além de conhecer suas necessidades imediatas e situação individual. O cliente é ainda mais importante para as companhias com a transformação digital já em curso, onde 79% citam a evolução das expectativas de seus clientes como fator chave para a transformação.

“A expectativa do cliente est√° transformando o pensamento empresarial e motivando a transforma√ß√£o digital”, disse Juan Manuel Mogollon, Vice-presidente Executivo da Bizagi para a Am√©rica Latina. ‚ÄúA maioria das empresas est√° lutando para contornar os desafios que acompanham a transforma√ß√£o digital, e o segredo √© conhecer os fatores por tr√°s dessa mudan√ßa e criar a agilidade necess√°ria para responder rapidamente. As empresas precisam equilibrar suas ideias, colabora√ß√£o e a tecnologia para superar os obst√°culos e criar um ex√©rcito de pioneiros capazes de promover esta mudan√ßa, ajudando-as a colher os frutos da transforma√ß√£o digital‚ÄĚ, conlcui.

A armadilha da agilidade
Os principais obst√°culos para as empresas em busca de uma transforma√ß√£o digital r√°pida est√£o relacionados √† cultura corporativa, √† complexidade organizacional, a falta de processos que viabilizam a participa√ß√£o, a colabora√ß√£o dos funcion√°rios e a inova√ß√£o. Esses desafios s√£o descritos pela Bizagi como as “armadilhas para a agilidade”, que surgem quando uma empresa quer uma transforma√ß√£o digital r√°pida, mas se v√™ limitada pela complexidade comercial, organizacional ou tecnol√≥gica.

O maior risco para qualquer companhia é a falta de preparação na hora de implementar um projeto de transformação digital; 70% dos entrevistados afirmam que o trabalho de transformação sofre pela complexidade de seus processos internos. No Brasil, 68% dos entrevistados reforçaram esta afirmação.

Apesar da import√Ęncia dos projetos de transforma√ß√£o digital, quanto mais r√°pido os neg√≥cios evoluem, maior ser√£o os obst√°culos √† serem enfrentados. Por isso, as companhias caem em armadilhas como:

Falta de planejamento: Muitas empresas pecam pela falta de mapeamento da complexidade dos seus sistemas e processos de neg√≥cio antes de iniciar a implementa√ß√£o. Praticamente dois ter√ßos (63%) acreditam que desconhecem as implica√ß√Ķes dessas mudan√ßas para seus neg√≥cios, uma vez que a transforma√ß√£o inclui servi√ßos de engajamento e experi√™ncias para o usu√°rio.

Resistência a mudanças: Mais de 51% dos respondentes afirmaram que falta de disposição e resistência à mudança é um grande limitador do processo de transformação digital em suas companhias.

Sistemas engessados: Apenas 28% dos entrevistados acreditam que seus sistemas de atendimento ao cliente s√£o √°geis, 26% reportam sistemas internos muito √°geis e apenas 21% colocam seus sistemas operacionais na mesma categoria.

“√Č claro que muitas empresas enfrentam problemas s√©rios no momento de implementar uma transforma√ß√£o digital. Esses problemas podem ser superados com a tecnologia, reduzindo a complexidade dos sistemas empresariais e criando uma cultura de aprendizagem r√°pida e agilidade operacional. Somente assim ser√° poss√≠vel escapar da armadilha da agilidade e realizar a transforma√ß√£o digital”.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *