NOTÍCIAS

TI híbrida se consolida, mas gestão do ambiente permanece um desafio

TI híbrida se consolida, mas gestão do ambiente permanece um desafio

by 29 de março de 2017 0 comments

A gestão do ambiente de TI híbrida está entre os três maiores desafios de implementação, segundo 41% dos respondentes de uma pesquisa feita pela Dimension Data, multinacional de soluções de TI. O relatório que explora o estado atual de implantações, assim como os requisitos fundamentais e impulsionadores de negócios que determinam a localização das cargas de trabalho.

De acordo com o estudo, com dados e processos mudando para vários ambientes dentro e fora da nuvem, é necessária uma nova abordagem de gestão. “Os gerentes de TI estão sob enorme pressão para encontrar novas maneiras de gerenciar e proteger diferentes ambientes de TI de forma eficaz”, destaca o CEO da Dimension Data, Jason Goodall. Para o executivo, a automação no modelo híbrido ajuda a reduzir custos operacionais, assim como a complexidade crescente dos processos de negócios e das tarefas de gestão. “Simplesmente não é mais adequado ou econômico manter essas tarefas de maneira manual”, comenta.

A pesquisa, feita com 1.500 tomadores de decisão de TI de diversas indústrias verticais pelos Estados Unidos, Europa, Ásia-Pacífico e África do Sul, revela que a TI híbrida está se tornando um padrão corporativo, mas não há uma regra única para atingir esse modelo. Os principais motivadores da mudança para a TI híbrida variam de acordo com o país.

Empresas de Hong Kong, do Reino Unido e dos Estados Unidos destacaram as demandas dos usuários finais com mais frequência, enquanto respondentes da França, de Cingapura e da África do Sul notaram os custos como motivo mais frequente. As organizações da Malásia listaram desafios de contratações, e empresas da Alemanha mencionaram a capacidade limitada dos data centers como os fatores de motivação mais comuns.

A migração de dados foi um outro desafio comum de implementação citado na pesquisa – 44% dos entrevistados disseram que acharam desafiador determinar qual opção é a melhor para uma carga de trabalho específica e para migrar cargas de trabalho para novos locais.

Enquanto 38% das empresas entrevistadas afirmaram que usam automação para acelerar a migração de aplicações, 48% disseram que a migração em suas empresas é manual e que exige um trabalho intensivo, ou que elas usam recursos internos. Hoje, a migração de dados e aplicações continua complexa e cara para a maioria das organizações.

tihibrida_dimensiondata2016

De acordo com Kelly Morgan, Vice-Presidente de Pesquisas na 451 Research, os serviços gerenciados tornaram-se um componente fundamental na entrega de serviços em uma gama de aplicações e infraestruturas. “Os provedores que oferecem um portfólio completo de serviços gerenciados no mais amplo conjunto de opções de infraestrutura estão bem posicionados para atender a todo o conjunto de requisitos de nuvem da empresa”, diz Morgan.

O relatório Fatores de Sucesso para Gerenciar a TI Híbrida, da Dimension Data, também destaca que, apesar das preocupações com questões de segurança, conformidade e integração, as organizações estão abraçando a próxima geração de tecnologias de rede, tais como funções de virtualização e de redes definidas por software (SDN).

Terceirização
As organizações estão gastando uma parte significativa de suas despesas de TI com prestadores de serviços terceirizados em serviços gerenciados e profissionais. Isso acontece por vários motivos: diminuir custos, liberar a equipe de TI para focar em outros projetos, melhorar a segurança, e fornecer conhecimento técnico especializado.

A pesquisa revela que 41% das empresas trabalham com vários fornecedores e os gerenciam por conta própria, e outras 37% trabalham com um único fornecedor que pode oferecer uma ampla gama de produtos e serviços que ele desenvolve e gerencia.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *