NOTÍCIAS

Telefônica Vivo leva solução M2M à Eletrobras

Telefônica Vivo leva solução M2M à Eletrobras

by 13 de fevereiro de 2015 0 comments

A Telefônica Vivo foi a operadora de telecomunicações escolhida pelo consórcio formado pela Siemens, Telemont e Itron para fornecer uma solução completa de conexão machine-to-machine (M2M) para o Programa Energia + da Eletrobras em seis estados do Norte e Nordeste do País. O consórcio, vencedor da concorrência, assinou o contrato nesta semana para fornecer medidores inteligentes e desenvolver infraestrutura de comunicação, bem como implantar um sistema e um centro de gerenciamento da medição.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as regiões Norte e Nordeste têm, respectivamente, 22% e 10% de perdas não técnicas, maiores índices do País. O projeto será financiado pelo Banco Mundial e foi criado para reduzir o nível de perdas não técnicas e melhorar o desempenho operacional das seis distribuidoras do Grupo: Eletrobras Amazonas Energia, Eletrobras Distribuição Alagoas, Eletrobras Distribuição Acre, Eletrobras Distribuição Piauí, Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletrobras Distribuição Roraima.

A Telefônica Vivo está atuando com M2M, uma tecnologia que permite aportar ao mercado e aos clientes soluções globais com características específicas de cada setor, como é o caso da distribuição de energia elétrica. “Neste projeto, trabalhamos lado a lado com os parceiros para elaborar soluções que atendessem aos requisitos da Eletrobrás, como as condições de cobertura de telecomunicações. Medidores de média tensão, parte dos medidores de baixa tensão e os concentradores serão conectados pela rede 3G, em vez da 2G, normalmente utilizada”, conta Silvio Antunes, vice-presidente de Negócios, Empresas e Atacado da Telefônica Vivo.

O uso da rede 3G traz a vantagem de ser mais apropriada para a comunicação de dados, aumentando a disponibilidade e a qualidade do serviço, além de ser uma tecnologia que garante maior longevidade à operação. Além da tecnologia M2M em rede 3G, a Telefônica Vivo será responsável por levar os dados de todos os medidores ao centro de medição em Brasília e conectá-lo aos centros regionais dos seis estados integrantes do projeto.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *