NOTÍCIAS

Tecnologia que ajuda Stephen Hawking a falar é liberada pela Intel. E é free!

Tecnologia que ajuda Stephen Hawking a falar é liberada pela Intel. E é free!

by 18 de agosto de 2015 0 comments

Se você é físico que adora teorias quânticas, fã de programas sobre cosmologia ou simplesmente gosta de desenhos animados, certamente conhece Stephen Hawking. Para você, vamos adiantar a notícia – aquele software que faz o cientista falar está liberado e é de graça. Acesse o link e divirta-se. Agora vamos explicar a importância dessa notícia para quem não entendeu a tamanha felicidade desse primeiro grupo de fãs.

SteveHawking_Intel

Hawking no palco: sensores captam movimento de apenas um músculo da face e software emula voz para cientista

Podemos dizer que um dos softwares mais desejados do mundo agora está sendo distribuído de graça. O Assistive Context-Aware Toolkit (ACAT) é uma criação especial da fabricante de chips Intel, para emular a voz humana. Essa tecnologia foi criada especialmente pela empresa para ajudar o físico britânico Stephen Hawking a continuar divulgando suas teorias sobre o Big Bang, buracos negros e fenômenos quânticos. O cientista teve os músculos e nervos que ajudam na fala prejudicados após ter sido afetado de maneira dramática pela esclerose lateral amiotrófica (ELA).

Você já deve ter visto Hawking mesmo que não acompanhe o noticiário sobre ciência. Ele é figura constante em desenhos animados, filmes, documentários, seriados e shows de humor. O mais recente é o filme ganhador do Oscar de melhor ator, A Teoria de Tudo (The Theory of Everything).

A liberação do ACAT pode ajudar outras pessoas a falar. Hawking é um exemplo que existem mentes brilhantes por trás de uma doença degenerativa e que poderiam ficar esquecidas simplesmente porque não podem se comunicar. Computadores de hoje podem ajudar a ver, falar e sentir.

Novas interfaces
A decisão de abrir o software talvez seja mais importante ainda. Podendo ajudar na interação com computadores de uma forma geral, mesmo para quem não sofre de doença alguma.

Só para se ter uma ideia, hoje o mundo tecnológico dispõe de sensores de presença, sensores de movimento, câmeras 3D inteligentes e acelerômetros que podem ser adaptados ao ACAT. Tudo isso e mais uma gama enorme de novidades estão amplamente acessíveis e há engenheiros no mundo todo que estão ansiosos para misturar tudo isso em alguma solução nova.

SteveHawking_Intel_2

Hawking em episódio do desenho Os Simpsons

O sistema foi criado após Hawking perder definitivamente o movimento do polegar. Até então, ele conseguia clicar numa espécie de mouse para escrever e uma voz computadorizada era criada de acordo com o texto. O ACAT foi adaptado para não depender dos dedos ou qualquer outra parte do corpo mais complexa. A tecnologia funciona captando somente um músculo da face, por meio de sensores. A bochecha, para sermos exatos.

A doença de Hawking atacou-o de forma definitiva em 1985, após uma pneumonia. Na época, os médicos chegaram a sugerir que os aparelhos que mantinham o cientista vivo fossem desligados. Se isso ocorresse, provavelmente o desenvolvimento científico que temos hoje seria comprometido.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *