NOTÍCIAS

Stefanini prioriza inovação com incentivo a startups

Stefanini prioriza inovação com incentivo a startups

by 19 de fevereiro de 2015 0 comments

Em 2015, inovação continua sendo uma das preocupações da Stefanini, provedora global de soluções de tecnologia. Por meio do programa OpenStartups, criado em 2014, a empresa pretende gerar negócios a partir da sinergia com as startups, o que trará a inovação para variados setores da economia.

As inscrições para participar da seleção para ingresso no programa já acontecem desde o final do ano passado e a próxima bateria será aberta em junho e poderá ser realizada por meio do site da empresa.

De acordo com Vinicius Fontes, gerente executivo de Inovação da Stefanini, um dos desafios da área era ampliar a inovação com o mundo de startups. “A Stefanini é bastante corporativa e a gente precisava aproveitar essa sinergia com as empresas e entender o modelo de negócios delas para fazer isso levando inovação e criando novos modelos de negócios”, afirma.

Para saber o que, de fato, faltava para gerar mais valor aos negócios, a equipe de inovação da Stefanini realizou uma pesquisa com aceleradoras de startups, com fundos de investimento e empresas, que tinham programas corporativos de parceria com elas. O estudo constatou que a maior parte dos programas de parceria com startups não possuía foco em vendas para alavancar clientes para essas empresas, sem contar que boa parte delas não é conhecida no mercado.

“Nosso maior objetivo com o programa era cobrir o gap comercial das startups. Foi então que vimos o potencial para gerar negócios e desenhamos o programa OpenStartups”, conta Fontes.

As soluções oferecidas dependem de cada uma destas empresas, mas atualmente a Stefanini trabalha em conjunto com elas para oferecer serviços voltados a Cloud, E-commerce, Social Media, Varejo, Recursos Humanos, Recursos Financeiros, Big Data e Marketing.

Processo de seleção
O processo de seleção das startups começou no final de 2014, realizado pela área de inovação da Stefanini. O primeiro passo foi a realização da inscrição por meio do site da empresa. Após 15 dias, a equipe da Stefanini avaliava a área de atuação da startup, o que ela fazia, se o produto dela estava pronto e se já existia um modelo de negócio definido.

Na primeira etapa, foram cadastradas 51 empresas, sendo que 19 fecharam contrato com a Stefanini. “Queremos que o OpenStartups seja uma plataforma para negócios entre o mundo corporativo e as startups, com a Stefanini aplicando o conceito de inovação aberta”, conclui Fontes.

A Associação Brasileira de Startups é apoiadora do programa. Além disso, algumas aceleradoras de startups também são parceiras. Para as jovens empresas, os benefícios com a parceria são inúmeros: visibilidade no mercado, pois tem acesso à carteira de clientes da Stefanini, um time comercial que irá contribuir na venda das soluções, possibilidade de utilizar os escritórios da Stefanini, feedbacks de especialistas de mercado e de tecnologias, entre outros.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *