NOTÍCIAS

Somente SC, RJ, RS e SP cresceram em contratações de TI em 2015

Somente SC, RJ, RS e SP cresceram em contratações de TI em 2015

by 5 de outubro de 2016 0 comments

Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo foram os únicos estados do país que registraram aumento na contratação de profissionais em empresas de TI em 2015, ano em que o Brasil apresentou uma redução do PIB de 3,8% e estagnação no setor de tecnologia, com recuo de 0,1% no número de trabalhadores.

Na contramão do resultado do país, Santa Catarina registrou crescimento de 3,6% no número de colaboradores, enquanto o Rio apresentou alta de 2,7%, o Rio Grande do Sul teve aumento de 1,4% e São Paulo 0,7%. Os dados fazem parte de estudo inédito desenvolvido pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) em parceria com a empresa de big data Neoway, que foi entregue pelo presidente da ACATE, Daniel Leipnitz nesta terça-feira (04.10) para o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em Florianópolis.

“A ACATE quer ser a parceira de inovação em todos os setores da economia de Santa Catarina. Temos um forte e diferenciado ecossistema de inovação e nosso sonho grande é, num período de 10 a 15 anos, tornar o setor de tecnologia a maior indústria do estado”, comentou Leipnitz, ao apresentar os dados a mais de 300 convidados e às autoridades federais e estaduais.

“Estamos presenciando um pouco do que há de melhor no Brasil. Santa Catarina é referência nacional no investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação e isso se deve à articulação com as universidades, mas também é fruto de seu povo e seus gestores”, reforçou o ministro Kassab.

O ACATE Tech Report analisou dados de 2015 referentes a faturamento médio, crescimento, número de colaboradores, número de empresas, entre outros aspectos dos nove estados que concentram os 13 principais polos de tecnologia do país. Para produzir o material, foram cruzadas informações de bases públicas como Ministério do Trabalho e Emprego, IBGE e Receita Federal. Entre os municípios que mais contrataram na área de TI, Santa Catarina também se destaca: Florianópolis lidera o ranking, com crescimento de 6,9%, seguido de Blumenau (3%). Porto Alegre ficou em terceiro lugar (aumento de 2,7%), com o Rio de Janeiro em quarto (2,1%) e outra cidade catarinense, Joinville, em quinto (crescimento de 0,7%). São Paulo ocupa a sexta posição (0,6%).

Estado da tecnologia
Com faturamento estimado de R$ 11,4 bilhões, o setor tecnológico de Santa Catarina já corresponde a aproximadamente 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. São 2,9 mil empresas de TI, com cerca de com 5,3 mil sócios empreendedores e mais de 47 mil funcionários.

Polos tecnológicos de todas as regiões do Brasil tiveram destaque no estudo. Campinas (SP) foi o que apresentou o maior faturamento médio, seguido por Rio de Janeiro (RJ) e Florianópolis. Já os polos com maior densidade de empresas (número de empresas de TI a cada 100 mil habitantes) são Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE). Florianópolis, Manaus (AM) e Blumenau (SC) têm a maior densidade de colaboradores.

O download do estudo completo está disponível em www.acate.com.br/acate-tech-report.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *