NOTÍCIAS

Só 1 em cada 3 empregados sabe o que é um ransomware

Só 1 em cada 3 empregados sabe o que é um ransomware

by 1 de novembro de 2017 0 comments

Na esteira de ataques massivos de ransomware que ganharam proporções mundiais, como os ocorridos com WannaCry, Petya e BadRabbit, seria de se imaginar que qualquer pessoa ou empresa que possua um dispositivo eletrônico conectado soubesse o que é esse perigoso malware. Mas não é isso o que uma pesquisa da empresa de tecnologia em cloud Intermedia descobriu. O Data Vulnerability Report 2017 mostrou que apenas 1 em cada 3 empregados sabem o que é um ransomware, como ele penetra nos sistemas e quais os riscos.

E não é por falta de informação. A pesquisa ouviu 1.000 funcionários que lidam com sistemas em seus trabalhos. Dos ouvidos, 70% disseram que as empresas emitem comunicados sobre ransomwares e vulnerabilidades. Ainda, 30% confessaram que receberam informações específicas sobre o WannaCry durante a crise que quase quebrou a internet no mundo.

Tal desinformação tem saído caro e afetado o bolso dos próprios funcionários. A pesquisa da Intermedia levantou que a média de resgate pago pelos ransomwares é de US$ 1.400. Curiosamente, 59% dos valores são pagos pelos próprios funcionários quando se deparam com o malware que sequestra dados e trava Hds.

Millennials
Divididos por faixas etárias, a pesquisa mostra números mais impressionantes. Cerca de 70% dos millennials, a geração que se acredita ser mais conhecedora de tecnologia porque nasceu com internet, apps, etc, dizem que foram vítimas de ransomware e pagaram o resgate.

“Nosso último relatório mostra que, mesmo em face de ataques crescentes, existem grandes lacunas na conscientização geral sobre como lidar com ataque desses “, disse Jonathan Levine, diretor de Tecnologia da Intermedia. “Os funcionários estão dispostos a fazer grandes esforços para tentar recuperar os dados, incluindo o pagamento de resgates com seus próprios bolsos, mesmo que 19% do tempo os dados não sejam liberados mesmo após o pagamento do valor”.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *