NOTÍCIAS

Seu carro está pronto para a “Internet dos Carros”?

Seu carro está pronto para a “Internet dos Carros”?

by 13 de julho de 2015 0 comments

A indústria automotiva já deu a largada para transformar nossos carros em “smartphones sobre rodas”, vários dos últimos lançamentos estão abarrotados de sistemas e aplicativos que facilitam a vida do motorista e cuidam da eficiência e vida útil do veículo. Além disso, já rodam em várias cidades do mundo os protótipos de carros-robôs, que dispensam um humano no volante e utilizam triangulação de antenas, satélites e sensores para ir de um ponto ao outro. Mas como ficam os donos de carros antigos ou, pelo menos, quem ainda não tem condições de embarcar nessa revolução da tecnologia sobre rodas?

Uma empresa que busca financiamento coletivo (crowdsourcing) quer fazer com que todos participem dessa nova etapa da indústria automobilística. Não precisa ser um hacker-gasolina. Não precisa se conformar com seu modelo antigo. Você quer um carro digital, com o melhor da telemática embarcada? Então baixe alguns aplicativos. Simples assim. Esse é o projeto da Vinli, que pode ser conhecido no IndieGoGo. A empresa tem entre seus financiadores corporativos a Sansung e vários fundos de risco que apostam que nem todos terão um super carro tecnológico ou tentarão customizar seu próprio veículo, como fazem com seus celulares.

Atualmente, fazer isso em em carro exige algum conhecimento técnico e apps que estão espalhados nas várias lojas virtuais e em diversos sistemas operacionais. O que o Vinli faz não chega a ser novidade, mas a centralização dos serviços e o modelo baseado em sugestões de usuários promete ampliar o fascínio pelo automóvel do futuro, mesmo que o seu seja um old style.

Para ter o carro tunado digitalmente, a Vinli fornece um kit e um acesso a um portal de apps. O motorista escolhe os que mais encaixam em seu estilo e pronto. Entre os aplicativos existentes está um que permite que parentes conheçam a localização do veículo e monitorem qualquer desvio ou interrupção no trajeto. Se houver um acidente, todos são alertados por SMS. Outros calculam gastos e eficiência do veículo.

Carros podem se conectar com outros, enviando informações sobre qualquer coisa. Trânsito, outro veículo que breca repentinamente diante do seu, localização, serviços de manutenção nos aredores, etc. Se o projeto vingar como aparenta nesse início, as facilidades podem multiplicar ainda mais.

Informações turbinadas
Já se fala em Internet das Coisas (IoT) e é bem provável que isso seja composto em muito por algo como a “Internet dos Carros”. Analistas de tecnologia e da indústria automotiva já dão como certo esse sucesso. O projeto superou em mais de 200% a meta de investimento prevista no IndieGoGo e conseguiu vários destaques na imprensa internacional. Nas redes sociais, as facilidades mais comentadas são a possibilidade de assistir serviços de video, como a Netflix, sem travamentos, e a transformação do carro em um hub de internet sem fio (WiFi), no qual os passageiros podem navegar com seus tablets enquanto a viagem prossegue.

Para as empresas, o novo modelo traz desafios e oportunidades. Uma frota corporativa conectada desse jeito multiplicaria o fluxo de informações nos sistemas. Seria um grande avanço para a logística, por exemplo. Mas traria enormes desafios para gerenciamento e cruzamento das informações.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *