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SEO é mais importante que palavra-chave

SEO é mais importante que palavra-chave

by 3 de dezembro de 2018 0 comments

Por Betto Alves *

Estar em primeiro lugar nas pesquisas de sites de busca √© importante, mas √© preciso ser realmente a solu√ß√£o relevante que as pessoas procuram. √Č preciso oferecer mais! Por isso, o trabalho de SEO (Search Engine Optimization) se torna muito mais do que apenas o foco em palavras-chaves e, sim, um projeto que deve ser analisado continuamente, a longo prazo, dentro da sua estrat√©gia de marketing digital.

Mas, quais técnicas de SEO são importantes além de trabalhar uma lista de palavras chave específica para o seu negócio? Conheça outros pontos importantes para destacar no seu projeto e acompanhar de perto, diariamente, para não ter problemas na hora da indexação.

Site responsivo
O acesso mobile cresce cada vez mais. Por isso, ter um site responsivo não é mais um diferencial, mas sim obrigação! Isso porque, ter um site que se adeque aos mais diferentes formatos de aparelhos, contribui para oferecer uma melhor experiência para o usuário e diminui a taxa de rejeição, por exemplo.

Ter um site responsivo, tamb√©m √© fundamental para uma boa indexa√ß√£o em sites de busca com o Google. Isso porque, quando uma busca √© feita por um dispositivo m√≥vel, ele d√° prefer√™ncias aos sites que tem essa op√ß√£o, otimizando o tr√°fego org√Ęnico.

Outro fator importante, é que desde março de 2018, o Google anunciou que prioriza a versão mobile de um site na hora de indexá-lo, tornando os sites mobile, muito mais importantes para o buscador do que o mobile.

Velocidade de Carregamento e Arquitetura de site otimizada
Além do site se adequar aos mais diferentes formatos de tela disponíveis hoje no mercado, outros dois pontos são importantes para um bom desempenho na sua estratégia de SEO. São eles: velocidade de carregamento e arquitetura de site otimizada.

O Google dá atenção a páginas que carregam mais rápido. Isso significa que de nada adianta ter um site cheio de imagens lindas e detalhes cativantes se os arquivos e imagens demoram minutos para carregar. A lentidão no carregamento do seu site, pode afetar negativamente todo o seu projeto de otimização.

Quando falamos sobre design e estrutura do site, tamb√©m √© preciso ficar de olho. O usu√°rio precisa encontrar com facilidade o que ele procura. O seu site precisa ser, acima de tudo, extremamente √ļtil. Por isso, as informa√ß√Ķes das p√°ginas precisam estar organizadas de maneira hier√°rquica.

Tags
Bom SEO, √© sin√īnimo de bom conte√ļdo. Por isso, √© importante ficar atento aos conte√ļdos que voc√™ produz em sua p√°gina e principalmente as TAGs de suas p√°ginas. Sendo elas:

Tag de título: essa tag deve ser cativante para ajudar os rastreadores a encontrá-la com mais facilidade. Na criação desta tag, você precisa se atentar a títulos duplicados que podem confundir os seus clientes.

Tag H1: esta tag tamb√©m √© importante para os rastreadores e usu√°rios entenderem o seu conte√ļdo. Rob√īs de pesquisa usam o H1 para ter uma ideia do que a sua p√°gina fala. Essa tag tamb√©m contribui para que o seu texto fique mais estruturado e crie um conte√ļdo escane√°vel.

Meta descri√ß√£o: uma meta descri√ß√£o bem feita pode ser o grande diferencial para gerar o clique para o seu site. Por isso, ela se torna t√£o importante para o seu neg√≥cio. Sempre que seu link aparecer em uma pesquisa, essa descri√ß√£o aparecer√° logo abaixo falando sobre o conte√ļdo daquela p√°gina. Vale tamb√©m o cuidado com meta descri√ß√Ķes duplicadas, pois elas podem atrapalhar os buscadores a entenderem o que √© realmente relevante.

SSL
O seu site é um site seguro? O SSL é uma chave de segurança que cria uma conexão segura com a internet e garante que não haja problemas de invasão durante a troca de dados. Este dado agora, é um dos fatores de rankeamento do Google. Assim, hoje o HTTPS, gerado pelo certificado SSL, permite que o Google Analytics identifique a fonte de tráfego de qualquer site para qualquer endereço.

√Č preciso verificar se o seu certificado SSL est√° atualizado, se ele ainda √© v√°lido, registrado no dom√≠nio correto e se n√£o gera notifica√ß√Ķes perturbadoras para o seu usu√°rio. Quando falamos de adicionar este protocolo seguro para o seu site, √© preciso ter cuidado para n√£o se deparar com redirecionamentos ausentes para n√£o resultar em ranqueamentos mais baixos.

Lembre-se: ao adicionar o SSL em seu site, atualize os links internos e seu sitemap com URLs em HTTPs.

Estratégias com links
SEO é muito mais do que palavra-chave. Ao fazer a otimização de sites é fundamental estar atento também a uma estratégia de links. Afinal, são eles que vão guiar as pessoas dentro do seu site. Desde a construção das URLs até os links de direcionamento.

Por exemplo, uma URL pode afetar negativamente a indexa√ß√£o e classifica√ß√£o do seu site. Assim, usar h√≠fens entre as palavras, ajuda muito a construir URL amig√°veis e a evitar problemas e a n√£o atrapalhar a legibilidade para rob√īs e humanos.

Ao trabalhar t√©cnicas de link building, tome cuidado tamb√©m com os links quebrados, para n√£o gerar uma experi√™ncia uma experi√™ncia ruim com os seus usu√°rios. Busque sempre estar relacionado a sites de refer√™ncia, j√° que, quanto mais importante o link te indicou tem, mais relev√Ęncia voc√™ tamb√©m ter√° pelo site de busca!

Fique atento também a quantidade de links em uma mesma página para que seu site não pareça um spam.

Trabalhe bem com as mídias sociais
Esteja presente nas m√≠dias sociais. Tenha um perfil mais pr√≥ximo e din√Ęmico no relacionamento dos seus clientes. Utilize imagens que podem viralizar e produza posts de qualidade. Investir em links externos tamb√©m te ajuda, j√° que quando voc√™ divulga os seus conte√ļdos nesses canais, voc√™ √© visto positivamente pelos mecanismos de busca, j√° que o alcance org√Ęnico do seu material e contribuindo para que estes endere√ßos fiquem bem posicionados.

Qualidade de Conte√ļdo
A qualidade e o tamanho do seu texto s√£o extremamente importantes. O seu conte√ļdo precisa ser relevante para o Google, n√£o pode ser um texto sem nexo criado com o planejador de palavra chave, que n√£o fa√ßa sentido e fa√ßa com que o leitor desista em minutos. Ele precisa encontrar o que ele busca!

Como resultado deste bom trabalho, quanto melhor for o texto que voc√™ criar, mais chances tem dele estar no topo da busca org√Ęnica!

Análise de concorrência
Estar de olho nos seus concorrentes pode ser um grande diferencial. Assim, você pode aproveitar todas as brechas e falhas de estratégia de SEO que ele não executa para aumentar o seu volume de buscas e alcançar melhores resultados.

Visto todos esses detalhes, fica claro que a pesquisa de palavras-chave é apenas um pequeno detalhe para otimizar o seu site e ter destaque nas páginas do Google. Para isso, é ter ferramentas que te auxiliem nesse projeto.

 

* Betto Alves é coordenador de marketing na SEMrush

 

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