NOTÍCIAS

SAP coloca blockchain nos planos, com a marca Ariba

SAP coloca blockchain nos planos, com a marca Ariba

by 18 de abril de 2017 0 comments

A SAP está de olho na tecnologia de blockchain e no potencial mercado que isso trará. A empresa divulgou que sua marca SAP Ariba, criada pela aquisição da Ariba, em 2012, passará a explorar a novidade em todas as suas aplicações de nuvem e de sua rede de negócios. A tecnologia dos blocos de informações encadeados está na alça de mira de setores como os bancários, de seguros, agricultura, energia, saúde e meios de comunicação. A facilidade, rapidez e segurança está também causando interesse em cadeias globais de suprimentos, alterando a forma como bens e serviços são negociados.

A tecnologia blockchain, uma espécie de livro de registro digital que pode ser usado para fazer avançar os processos de negócios com várias partes envolvidas, vai ampliar a visibilidade e reforçar os níveis de confiança. “Ao incluí-la em todas as nossas aplicações e em nossa rede, podemos viabilizar canais de suprimentos mais inteligentes, ágeis e transparentes ao longo de todo o ciclo de abastecimento, desde a definição das fontes até a consolidação das relações de negócio”, afirma Luiz Caldas, vice-presidente de vendas da SAP Ariba.

Redução de riscos e fraudes
Para a SAP Ariba, as primeiras atividades associadas à aquisição e às cadeias de suprimento nas quais a blockchain terá uma possível aplicação são aquelas consideradas inerentes ao acompanhamento e rastreamento de mercadorias.

“Esse é um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas antes, durante e após cada despacho de mercadoria”, destaca Dana Gardner, analista-chefe da Interarbor Solutions. Muitas vezes, um vendedor envia um pedido de mercadoria para um armazém onde ela é trocada por um item semelhante, sem o conhecimento do comprador. A capacidade de registro distribuído oferecida pela blockchain garante maior visibilidade e controle sobre as remessas para ambas as partes, desde o envio até a recepção, resultando em um menor risco de fraude.

A SAP Ariba vai unir forças com a Everledger, uma empresa de tecnologia financeira com sede em Londres, a fim de estender esses recursos à rede Ariba Network. A Everledger captura com extrema segurança características determinantes de objetos de valor, como diamantes e outras pedras preciosas, e gera uma “impressão digital” do ativo que é armazenada na blockchain. Vários elementos de cadeias globais de suprimentos confiam nessa informação, que inclui seu histórico, transporte, eventos importantes e linha de propriedade, para verificar a autenticidade das mercadorias negociadas.

“Ao explorar o melhor de várias tecnologias inovadoras, desenvolvemos uma plataforma global de procedência que estabelece uma ligação entre objetos físicos, sua certificação e registros de autenticidade, à medida que transitam pela cadeia de suprimentos”, explica Leanne Kemp, presidente e fundadora da Everledger. “Sabemos o impacto que isso pode ter. A integração de nossa tecnologia com a rede de negócios SAP Ariba pode produzir uma redução de riscos e fraudes aos quais estão expostos diferentes elementos da cadeia e, além disso, ajudar a moldar uma nova era do comércio global erguida sobre os pilares da transparência, da sustentabilidade e da ética.”

De acordo com Caldas, essa tecnologia se adapta naturalmente às soluções SAP Ariba. “Se é possível rastrear diamantes e pedras preciosas, é possível rastrear praticamente qualquer coisa”, conclui o executivo.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *