NOTÍCIAS

Robô sobre rodas impressiona com saltos e velocidade

Robô sobre rodas impressiona com saltos e velocidade

by 1 de fevereiro de 2017 0 comments

A Boston Dynamics é famosa por seus projetos de robótica avançada. A empresa, hoje parte da Alphabet (holding do Google) tem entre seus clientes o Exército Americano e impressiona o mundo sempre que anuncia um novo protótipo. Não foi diferente com o robô sobre rodas que foi mostrado ontem, 31 de janeiro.

Mobilidade, agilidade, destreza e velocidade são padrões das máquinas da Boston Dynamics. Mas desta vez a empresa superou qualquer expectativa. O Handle é algo só visto em filmes de ficção. Ele não tem pernas mecânicas como os bípedes e quadrúpedes anteriores. Duas rodas de liga leve sustentam o robô, que é capaz de rodar rapidamente como um segway alucinado, fazer manobras como um ciclista de BMX e saltar por obstáculos.

O modelo estava sendo tratado como segredo. Vídeos começaram a ser vazados ontem no Youtube, em perfis de pessoas ligadas ao mercado de investimentos de risco. A Boston realizou uma conferência com investidores para captar dinheiro e tocar o projeto. Para isso, o fundador da companhia, Marc Raibert, mostrou um filme do Handle.

boston_dynamics_robo_rodas

Como o mundo de hoje é lotado de pessoas com smartphones que possuem câmera, o vazamento foi inevitável. Pouco tempo depois de acabada a conferência, a internet estava cheia de vídeos do robô sobre rodas e internautas de queixo caído.

O nome Handle foi escolhido porque o robô terá outras habilidades. Handle é do verbo inglês ‘segurar’, o que indica que além das rodas, o protótipo exibirá braços, mãos e dedos sensíveis o bastante para carregar objetos leves. Esse seria o maior desafio. Levantar caixas e pesos já foi superado pela Boston Dynamics em modelos anteriores.

O novo robô impressiona pelo equilíbrio. As rodas se mexem em perfeita harmonia com o centro de gravidade, não importa o que a geringonça faça. Em uma das cenas mais impressionantes, o Handle salta por um obstáculo como se fosse uma criança hábil com sua bike.

boston_dynamics_robo_roda2

A conferência para investidores pode ter tido um outro objetivo. A Boston Dynamics foi comprada pela Alphabet, dona do Google, em 2013. Mas desde o ano passado há boatos de que o negócio pode ser repassado. A holding do Google parece não querer mais se dedicar a projetos desse tipo, que demoram anos para entrar no mercado mais popular. A exibição – e não é difícil imaginar que o próprio vazamento – tenham sido uma publicidade em busca de futuros compradores.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *