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RH Digital: como a tecnologia pode revolucionar a √°rea de recursos humanos?

RH Digital: como a tecnologia pode revolucionar a √°rea de recursos humanos?

by 4 de outubro de 2019 0 comments

Por Paulo Exel *

√Č fato que a transforma√ß√£o digital j√° chegou ao RH. Processos manuais come√ßam a ser substitu√≠dos gradativamente por softwares e ferramentas de gest√£o. E os benef√≠cios v√£o muito al√©m da automatiza√ß√£o dos processos burocr√°ticos.

O RH digital melhora a experiência do colaborador ao longo de toda a sua jornada na empresa, atuando fortemente na produtividade, engajamento e retenção dos profissionais.

Um estudo feito pela Harvard Business Review acompanhou 53 empresas durante os anos de 2011 a 2015. O resultado foi que, aquelas que mantém boas práticas de RH são, em média, 51% mais competitivas que as demais. O fato é que, hoje, é muito difícil manter a competitividade sem usar a tecnologia. Por isso, a área vem recebendo cada vez mais recursos a fim de se digitalizar.

De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Grupo Selpe e a A3Data, aproximadamente 40% das empresas aumentaram o orçamento da área de RH. Cerca de 23% afirmam já adotar práticas de Business Intelligence. Isso quer dizer que a digitalização do RH não atua apenas na automatização de processos meramente operacionais, mas apresenta novas oportunidades.

Boa parte desse avan√ßo deve-se ao surgimento das chamadas HR Techs, termo que define as empresas que fornecem servi√ßos tecnol√≥gicos para o setor. Elas possibilitam que o RH atue de maneira mais estrat√©gica e assertiva dentro das empresas. Essas solu√ß√Ķes s√£o capazes de reduzir custos, aumentar a efici√™ncia e a intelig√™ncia dos processos da √°rea de recursos humanos.

As possibilidades são enormes. A tecnologia pode ser empregada na gestão de benefícios, controle de férias, emissão de holerites, folhas de pagamento, entre outros.

No entanto, um dos maiores impactos do RH Digital √© a introdu√ß√£o do People Analytics, que √© um conjunto de processos e ferramentas que coletam, compilam e analisam dados sobre o comportamento dos funcion√°rios. Essas informa√ß√Ķes s√£o usadas no planejamento estrat√©gico do setor, tra√ßando planos para engajar, motivar, reter e aumentar a produtividade dos colaboradores.

A grande mudança é que agora, TI e RH devem estar cada vez mais próximos. Um estudo feito pela consultoria Gartner, aponta que 75% das empresas pretendem melhorar a experiência do colaborador a partir de um desempenho conjunto das duas áreas até 2022.

Ambas precisam garantir que novas tecnologias n√£o s√≥ abordem quest√Ķes complexas do neg√≥cio, mas tamb√©m que atendam √†s expectativas e necessidades do p√ļblico interno. E essa √© uma mudan√ßa de mindset super importante, j√° que o TI passa a assumir um papel consultivo para o RH.

Diante dessa transformação, o profissional de recursos humanos precisa estar muito bem preparado. Será preciso entender o negócio de forma mais holística, compreendendo os desafios globais da companhia.

A cobran√ßa j√° √© por um RH mais propositivo e menos reativo. Al√©m disso, a √°rea, que muitas vezes n√£o trabalhava n√ļmeros como aliado em seus processos e decis√Ķes, vai precisar atuar cada vez mais na gera√ß√£o e interpreta√ß√£o de dados, a fim de facilitar a tomada de decis√Ķes.

A revolu√ß√£o da tecnologia no RH ser√° enorme. Contudo, o papel do ser humano continuar√° sendo insubstitu√≠vel. S√£o as pessoas que realizam a gest√£o dessas ferramentas tanto para garantir sua efic√°cia quanto para identificar pontos relevantes e propor a√ß√Ķes.

Com a automatiza√ß√£o, o RH passa a ter mais tempo para atuar de maneira estrat√©gica e com foco em a√ß√Ķes que visem a satisfa√ß√£o do colaborador, que √© o ponto central de qualquer companhia. O grande desafio do RH digital √© combinar a tecnologia dispon√≠vel com a imprescind√≠vel intera√ß√£o e interpreta√ß√£o das necessidades humanas.

 

* Paulo Exel é diretor de operação da Yoctoo

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