NOTÍCIAS

Rei do Spam no Facebook pega 30 meses de cadeia e multa após 27 milhões de mensagens

Rei do Spam no Facebook pega 30 meses de cadeia e multa após 27 milhões de mensagens

by 16 de junho de 2016

Se há algo que todos que usam a internet odeiam, é o spam. Essas mensagens não autorizadas e enviadas em massa e sem critério são puro lixo digital. Por isso, quando alguém é condenado por ter abusado dessa prática, o fato é algo a ser comemorado. Provavelmente o spam nunca acabará, mas a prisão de Sanford Wallace pode já diminuir muito o volume desse tipo de prática incômoda.

Ele mesmo se autodenominava o “Rei do Spam”. Em agosto de 2015 ele confessou, diante do tribunal que o julgava os crimes de prática ilegal de negócios, falsidade ideológica e uso de má-fé. O americano  Sanford Wallace merece mesmo esse título. Entre 2008 e 2009 ele enviou mais de 27 milhões de mensagens falsas no Facebook, por meio de uma conta fictícia que criou.

Não bastasse o incômodo, ele foi ainda mais longe. Visualizando um negócio lucrativo em meio a usuários desatentos, ele começou a incluir links maliciosos nas mensagens. Os desavisados eram redirecionados para sites com formulários que pediam dados pessoais. Com posse desses nomes e – algumas vezes – senhas, Wallace enviava ainda mais spam. Muitos deles eram usados para sites de vendas duvidosos. “Ele ganhou muito dinheiro com isso”, aponta o inquérito que ele é citado.

Nessa semana. A decisão do júri saiu. O rei do spam pegou 30 meses de prisão e multa de US$ 310 mil. As autoridades estão considerando a pena um exemplo para que não haja mais essa prática. O caso de Wallace tornou-se exemplar de como mensagens sem critério e enviadas em massa podem também ser usadas para práticas ilegais.

Wallace havia criado um meio automático de – de posse de um nome de perfil do Facebook – extrair todos os contatos dessa vítima. Assim, ele aumentava ainda mais sua base de spam. Era algo geométrico. Durante o período que agiu foram mais de 550 mil contas do Facebook comprometidas.

Restrições

O rei do spam ficará longe de seu mundo lucrativo. O juiz que deu a sentença também o proibiu de usar um computado sem ordem judicial, em caso de liberdade condicional. Sua pena foi superior a esperada. Wallace teve agravantes de ter sido julgado anteriormente e ter desobedecido ordens judiciais. Em 2011, ele havia sido proibido de entrar no Facebook e continuou a fazer spam por lá. Outros processos juntaram-se à decisão dessa semana. Wallace tem condenações desde 1995 por spam.