NOTÍCIAS

Receita recorrente da Bematech cresce 13,1% no 2T15

Receita recorrente da Bematech cresce 13,1% no 2T15

by 13 de agosto de 2015 0 comments

A Bematech S.A., provedora de soluções completas de tecnologia para o varejo, food service e hospitality, anuncia seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2015 (2T15). Conforme planejamento estratégico da companhia, o período foi marcado pela forte evolução da receita recorrente, que cresceu 13,1%, alcançando R$ 34,1 milhões, frente aos R$ 30 milhões registrados no 2T14.

A receita total – que considera o desempenho das verticais mais canais e ofertas cross – foi de R$ 105,4 milhões e se manteve em linha com o mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, a receita líquida totalizou R$ 203,5 milhões – valor 1,8% superior ao de 1S14 – dos quais 32,6% são representados por receitas recorrentes. Em números absolutos, a recorrência cresceu 12,4%.

No 2T15, o lucro bruto registrou R$ 38 milhões, 14% abaixo do alcançado no mesmo período de 2014, refletindo custos mais altos e preços estagnados. Isso impactou o lucro líquido de R$ 8 milhões, 42,4% abaixo do 2T14, e margem líquida 5,7 p.p. inferior quando comparada ao 2T14. Com isso, o EBITDA atingiu R$ 15,2 milhões em comparação aos R$ 21,5 milhões alcançados no mesmo trimestre do ano anterior, representando um valor 29,1% menor. A margem passou de 20,6% para 14,5% no 2T15. No acumulado dos seis primeiros meses do ano, o EBITDA atingiu R$ 31,1 milhões, 24% inferior ao resultado do primeiro semestre de 2014. A margem reduziu 5,2 p.p. ao sair de 20,5% no 1S14 para 15,3% no 1S15.

No 2T15, os investimentos somaram R$ 6,8 milhões, correspondentes a 6,5% da receita líquida total da companhia, valor superior aos R$ 3,6 milhões investidos no mesmo período do ano anterior. Os custos cresceram 11,8% na comparação com o mesmo trimestre de 2014, levando a margem bruta para 36,1%, uma redução quando comparada aos 42,3% registrados no 2T14. As despesas diminuíram, alcançando R$ 32,8 milhões, 1,9% menor frente ao 2T14.

Confira os resultado por verticais:

Varejo
No período, a vertical de Varejo apresentou evolução de 7,2% em sua receita se comparada a do 2T14. Já a receita recorrente aumentou dois dígitos (15,1%), alcançando R$ 9,8 milhões, valor que representa 51,9% da receita da vertical.

Os clientes corporativos continuaram investindo, alimentando novas vendas na base, principalmente nas grandes cadeias de eletromagazines e materiais de construção. A evolução da receita recorrente, considerando novos produtos, ofertas e funcionalidades, somada ao movimento ocorrido em SP, de vendas de ECFs em antecipação à entrada em vigor do S@T, possibilitaram melhores resultados no trimestre. Já o pequeno varejo ainda se mostra mais sensível ao cenário macroeconômico, adiando e reduzindo novos investimentos.

A Companhia, buscando sempre se preparar para os novos desafios como também se aproveitar de oportunidades, realizou nesse trimestre evoluções e mudanças importantes na vertical. Um deles foi a atualização do ERP Gemco para o Bematech Varejo. No que tocante a lançamentos, as novidades são o Bematech Plataforma as a Service (PaaS) e o Conte Comigo. Com o PaaS o objetivo é usar o know how da empresa para disponibilizar na nuvem – de maneira ágil, rápida e segura – as soluções de parceiros para atender segmentos diferenciados, porém usufruindo de uma retaguarda de sistema robusta e já pronta para atuação. Já o Conte Comigo é um sistema de gestão para reforçar a expansão no pequeno e médio varejo. Os lançamentos fortalecem a receita recorrente e o posicionamento da Bematech junto a desenvolvedores e pequenos varejistas.

No acumulado do ano houve uma evolução de 11,3% na receita da vertical, tendo a receita recorrente evoluído 14,4% e passando a representar 51,7% nos primeiros seis meses de 2015.

Food Service
A receita da vertical de Food Service apresentou forte crescimento, registrando aumento de 41,1% em relação ao 2T14, atingindo R$ 9 milhões. Parte dessa evolução foi atrelada à mudança da tecnologia fiscal em São Paulo, que incentivou a compra de ECFs com o intuito de adiar a adaptação às novas regras da Secretaria do Estado (Sefaz). A receita recorrente evoluiu dois dígitos, com aumento de 19,7% frente ao 2T14, representando 51,8% da receita da vertical, diferente da participação de 48,3% no mesmo período do ano passado.

No trimestre foi possível perceber uma melhora no mercado, mais fortemente no segmento corporativo, permitindo a conquista de novos clientes. Já no pequeno varejo atendido pelo canal, as vendas continuaram estáveis e o foco nestes projetos tem possibilitado melhorar a distribuição da solução completa.

Na comparação semestral, a vertical apresentou crescimento de 16,3% na receita, sendo que a receita recorrente evoluiu 17,3%, com melhora de 4,4 p.p. na margem bruta frente ao 1S14.

Hospitality
No 2T15, a vertical Hospitality – composta pela atuação da Bematech nos segmentos de hotéis e transportes terrestres – apresentou crescimento de receita de 17,8% quando comparado ao 2T14. Dos R$ 20,6 milhões registrados, 79,7% referem-se às receitas recorrentes, evolução de 13,9% frente ao mesmo período do ano passado.

A evolução no segmento de hotéis continuou positiva, fortalecida pelo processo de abertura de novas unidades fora das capitais e pelas Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, fatores que possibilitaram a conquista de novos contratos tanto dentro da base de clientes como também de novas redes.

O período foi marcado pelos lançamentos do Sinn PDV multiempresa – capaz de controlar vários CNPJs a partir de um mesmo sistema de gestão – e de uma nova versão de “front office” – que passou a ser oferecida ao mercado hoteleiro com o recurso de otimização de receita, além de estar integrado a solução de meios de pagamento. O mercado de reservas voltou a níveis melhores ao se manter acima de 100 mil reservas/mês.

No segmento de transportes terrestres, a venda de solução continua apresentando forte evolução. Como na vertical Food Service, esse segmento tem o ponto de venda como foco principal, o que facilita a venda da solução completa. O portfólio – que combina know-how de equipamentos, software de gestão, soluções fiscais e meios de pagamento – tem viabilizado tanto o cross-selling dentro da base de clientes quanto a conquista de novas contas. O mercado internacional também registrou avanços, como a atuação estendida para o México e Chile.

Considerando o acumulado do ano até o momento, a receita líquida da vertical apresentou evolução de 18,3% ao atingir R$ 39,7 milhões, dos quais 78,5% são provenientes de receita recorrente.

Canais & ofertas cross
O resultado de “Canais & ofertas cross” é definido pela venda de equipamentos, soluções fiscais, meios de pagamento e serviços para qualquer segmento do varejo fora do escopo de atuação das verticais. A receita proveniente destes negócios somou R$ 56,9 milhões, valor 9,7% inferior ao 2T14. Já a receita recorrente registrou crescimento de 5,1%.

Meios de Pagamento
O negócio de meios de pagamento, voltado ao pequeno varejo, apresentou evolução no trimestre. A depuração dos canais, atrelada ao portfólio completo com Bematef, Bematef Mobile, TEF para software houses, e ofertas de adquirência em parceria com Elavon e GetNet, possibilitaram o resultado positivo.

Soluções Fiscais
No 2T15 houve uma forte demanda de ECFs em função dos estabelecimentos do Estado de São Paulo buscarem retardar a troca para a nova solução fiscal S@T, que entrou em vigor no início de julho. O fato da Bematech ser a única empresa a oferecer uma plataforma fiscal que contém todas as tecnologias fiscais vigentes no mercado – NFC-e, ECF e S@T – somada a sua capilaridade, possibilitou que as oportunidades geradas com essa mudança fiscal fossem captadas, gerando bons resultados.

Para ler o balanço do 2T15 na íntegra, acesse a página de Relações com Investidores da Bematech:www.bematech.com.br/ri

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *