NOTƍCIAS

Quer diminuir custos com telecomunicaƧƵes?

Quer diminuir custos com telecomunicaƧƵes?

by 7 de Maio de 2015 0 comments

Harith Hussain*

Todo CFO sabe que os custos de telecomunicaƧƵes somam um valor significativo e, por isso, exigem de executivos, gerentes e usuĆ”rios esforƧos cada vez maiores para otimizaĆ§Ć£o e reduĆ§Ć£o destes gastos.

PorĆ©m, para que essa reduĆ§Ć£o aconteƧa, de fato, Ć© necessĆ”ria a estruturaĆ§Ć£o de um complexo conjunto de processos chamados Telecom Expense Management (TEM), que abrange desde a gestĆ£o dos custos de telefonia fixa e telefonia mĆ³vel atĆ© circuitos de internet e dados.

Por sua vez, os processos TEM sĆ£o compostos de disciplinas que tratam nĆ£o somente custos, mas tambĆ©m outros assuntos como melhoramentos de infraestrutura e relacionamento com os prestadores Vendor Relation Management (VRM).

Vamos abordar os seis principais desafios que precisam ser superados para que uma corporaĆ§Ć£o obtenha sucesso na implantaĆ§Ć£o dos processos TEM:

  • O TEM varia de empresa para empresa, em funĆ§Ć£o da necessidade de cada uma. NĆ£o hĆ” um padrĆ£o a ser seguido
  • Apesar dos serviƧos de telecomunicaƧƵes serem os mesmos (voz fixa, voz mĆ³vel, circuitos de dados e internet), as operadoras fornecem serviƧos com diferentes planos comerciais e variadas modalidades de cobranƧa, o que torna a tarefa de avaliar as ofertas bem mais complexa
  • A disputa no valor das tarifas Ć© nĆ­tida e aumenta a cada dia. Decidir por um pacote, levando em consideraĆ§Ć£o apenas o preƧo, pode levar a empresa a ter uma baixa qualidade nos serviƧos e/ou no atendimento. Encontrar o equilĆ­brio entre qualidade e custo Ć©, realmente, um grande desafio no trabalho dos gestores
  • As operadoras travam disputas de promoƧƵes e ofertas para conquistar novos clientes mas, ao mesmo tempo, nĆ£o se observa a mesma dedicaĆ§Ć£o para adequaĆ§Ć£o dos valores cobrados aos clientes jĆ” pertencentes Ć s suas carteiras. Renegociar as tarifas das operadoras atuantes na corporaĆ§Ć£o Ć© uma tarefa sempre desafiadora
  • As operadoras possuem estruturas grandes e complexas. A constante mudanƧa em suas equipes (comercial e pĆ³s-venda) faz com que se perca o histĆ³rico das solicitaƧƵes feitas pelo gestor e que nĆ£o sĆ£o registradas em sistema (ativaƧƵes, contestaƧƵes, negociaƧƵes entre outras). AlĆ©m disso, conseguir o atendimento por uma equipe comprometida com a eficiĆŖncia nĆ£o Ć© tarefa fĆ”cil. O comprometimento com resultados deve ser o foco tanto da operadora quanto do gestor
  • As faturas emitidas pelas operadoras, principalmente as de telefonia, apresentam alto volume de erros de diversos tipos. Encontrar esses erros requer ferramentas especĆ­ficas e de alta complexidade.

O custo de nĆ£o agir
Ɖ importante lembrar que hĆ” um alto custo em nĆ£o implementar o TEM ou mesmo atrasar sua implementaĆ§Ć£o na corporaĆ§Ć£o. O principal motivo Ć© o fato de a legislaĆ§Ć£o permitir a reclamaĆ§Ć£o sobre montantes pagos indevidamente atĆ© um determinado perĆ­odo. Passado esse perĆ­odo, nĆ£o hĆ” mais do que reclamar; simplesmente esses montantes tornam-se um prejuĆ­zo irrecuperĆ”vel para a corporaĆ§Ć£o.

Outro motivo Ć© o fato de as operadoras nĆ£o se posicionarem como gestores de seus clientes. Isso torna o trabalho de benchmark responsabilidade do gestor e nĆ£o das operadoras. Ao atrasar a implementaĆ§Ć£o do TEM, o gestor paga tarifas mais altas do que as praticadas no mercado e, obviamente, nĆ£o hĆ” como recuperar esses montantes ou o que reclamar com as operadoras.

Finalmente, vale lembrar que, apesar de a economia ser o motivador principal da implementaĆ§Ć£o do processo TEM, outras disciplinas, como aprimorar o relacionamento com as operadoras (VRM) por exemplo, sĆ£o tĆ£o importantes quanto a economia e nĆ£o devem estar ausentes nas agendas.


*Harith Hussain Ć© diretor da Triad M1 ā€“ GestĆ£o de TelecomunicaƧƵes Corporativas

Nenhum ComentƔrio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum ComentƔrio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentƔrio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereƧo de e-mail nĆ£o serĆ” publicado. Campos obrigatĆ³rios sĆ£o marcados com *