NOTÍCIAS

Protestos pela volta do Ministério da Ciência e Tecnologia tomam a web #VoltaMCTI

Protestos pela volta do Ministério da Ciência e Tecnologia tomam a web #VoltaMCTI

by 6 de junho de 2016 0 comments

A fusão entre os ministérios das Telecomunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada pelo governo interino do vice-presidente Michel Temer, é alvo de críticas desde quando foi anunciada, logo após sua subida ao cargo. As pastas estão sob o comando do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD-SP). Vários pesquisadores e associações que tinham no antigo MCTI uma fonte de recursos estão protestando desde a decisão do titular do executivo.

Mas a campanha Volta MCTI ganhou ares populares e humorísticos nessa semana e ganhou a internet. Nas redes sociais, várias montagens de imagens e frases de efeito pedem que o governo interino desista da unificação e preocupe-se com o aprimoramento do ministério e não sua extinção.

O MCTI desempenhava papel importante fazendo a interface entre mundo acadêmico e empresas, abrindo um caminho para que pesquisas fossem transformadas em produtos e negócios. Tinha problemas como quase tudo nos últimos anos, mas sua unificação com as Telecomunicações parece fazer menos sentido do que melhorá-lo.

Mais recursos
No último dia 24 de maio, uma audiência realizada na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado uniu representantes do mundo acadêmico que protestaram contra a união das pastas. Eles alertaram que o MCTI já passava por dificuldades, levando um orçamento que era igual ao de 2001 e com mais pesquisadores dependendo dele. Para eles, a estratégia controversa de unir MCTI com Telecomunicações afeta a imagem da inovação brasileira em todo o mundo.

A insatisfação dos pesquisadores ganhou adeptos nas redes sociais pelo Brasil. Pela hashtag #VoltaMCTI é possível ver diversas manifestações que vão de pedidos simples, passam por brincadeiras inteligentes e abusam do humor anárquico. Em uma delas, Einstein está escrevendo sua famosa fórmula. Mas em vez de E=MC2, ela vira E=MCTI. Outra lembra que “sem Ciência não tem Viagra” e coloca a foto do presidente interino.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *