NOTÍCIAS

Primeiro computador quântico comercial do mundo já tem cliente

Primeiro computador quântico comercial do mundo já tem cliente

by 26 de janeiro de 2017 0 comments

O primeiro computador quântico do mundo já tem um cliente. O D-Wave 2000Q foi comprado pela Temporal Defense Systems, uma empresa de cybersegurança, por US$ 15 milhões. Essas máquinas são esperadas há muito tempo pelo mundo da tecnologia. A computação quântica pode resolver problemas de capacidade, rapidez e economia de energia ao fazer mais cálculos complexos do que os sistemas comuns que usamos hoje.

Contudo, essa nova tecnologia é extremamente complicada e cara. Quando a canadense D-Wave anunciou que seu computador modelo 2 estava pronto e tinha resultados promissores, em testes realizados pelo Google e NASA (agência espacial americana), em dezembro de 2015, não se esperava um contrato fechado em tão pouco tempo.

E o modelo 2000Q é muito superior ao D-Wave 2. “Com 2000 qubits e novos sistemas de controles, o computador pode resolver problemas que antes eram impossíveis”, diz a canadense. A empresa, na realidade, dobrou a capacidade de suas máquinas nesse meio tempo entre o anúncio de 2015 e o fechamento do contrato em 2017.

Rapidez
Nos computadores normais, os bits, unidades básicas de cálculo, são sempre zeros ou uns. Na computação quântica, os qubits são zeros e uns ao mesmo tempo. O ganho de performance é extraordinário. Mas é uma nova tecnologia e tudo na máquina funciona diferentemente dos computadores que conhecemos.

O anúncio do primeiro cliente é uma surpresa e tanto para esse ramo. “Somos a única empresa a vender computadores quânticos. Enquanto outras organizações têm protótipos com apenas alguns qubits em seus laboratórios, a D-Wave está entregando os sistemas, software, treinamento e serviços necessários para construir uma indústria”, orgulha-se o CEO da D-Wave, Vern Brownell.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *