NOTÍCIAS

Preços do comércio eletrônicos iniciam 2017 com queda de -3,13%

Preços do comércio eletrônicos iniciam 2017 com queda de -3,13%

by 21 de fevereiro de 2017 0 comments

Os preços do comércio eletrônico registraram deflação de 3,13% em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2016, aponta o Índice FIPE Buscapé. Trata-se do segundo mês seguido de deflação, após uma série de 21 meses de preços em alta. Em relação a dezembro de 2016, os preços registraram alta de 1,67%.

Entre as 150 categorias monitoradas pelo índice, metade registrou queda de preços, na comparação com o mesmo período do ano passado. A deflação no e-commerce foi impulsionada pela queda de preços na categoria telefonia (-12,11%), eletrônicos (-4,70%) e informática (-2,74%). “Além dos saldões, tradicionais no varejo no mês de janeiro, os preços dos smartphones registraram forte queda no período, impulsionada pelo anúncio de lançamentos de diversas marcas, entre elas a Samsung (aparelhos da linha A), além dos rumores sobre novos aparelhos da Apple”, afirma Sandoval Martins, CEO do Buscapé.

Martins lembra que, por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que tendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário. “De abril de 2015 a novembro de 2016 os preços do comércio eletrônico registraram alta, influenciados pela deterioração do cenário político e econômico, escalada do dólar e aumento do desemprego. O mercado está mais otimista com relação às perspectivas para a economia do país e isso também reflete no índice”, explicou.

Preços gerais
A inflação dos preços gerais, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 5,35% nos últimos 12 meses terminados em janeiro, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -8% aos preços gerais da economia.

O Índice de Preços FIPE Buscapé acompanha os preços de produtos oferecidos no comércio eletrônico brasileiro desde 2011. São considerados cerca de 41 mil produtos únicos, que representam aproximadamente 80% das compras por meio deste canal.

O índice é calculado com base em mais de 3 milhões de preços mensais, extraídos da plataforma do Buscapé, e em pesos derivados de pesquisa anual com cerca de 3,6 milhões de e-consumidores, realizada pela Ebit, empresa de informações sobre o e-commerce. Os dados também estão disponíveis no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *