NOTÍCIAS

Por que não recolheram meu lixo nessa cidade inteligente? Supercomputador responde

Por que não recolheram meu lixo nessa cidade inteligente? Supercomputador responde

by 21 de agosto de 2015 0 comments

O supercomputador Watson, da IBM, ficou conhecido por vencer um dos programas de TV mais populares do Estados Unidos, o Jeopardy. Ele derrotou os concorrentes humanos em um jogo de perguntas e respostas sobre assuntos gerais. Mas desde então, essa máquina de tecnologia respondedora tem dificuldades em voltar a ser popular. A IBM já tentou emplacá-la com advogados, hospitais e cientistas. A adoção está longe de ser um fracasso, porém tem sido lenta. A nova aposta é transformar o Watson em conselheiro de cidades inteligentes.

No condado de Surrey, situado no sudeste da Inglaterra, os cidadãos ganharão um app integrado ao Watson e aos serviços da prefeitura local. Assim, qualquer morador poderá fazer perguntas sobre a rotina da administração pública e obter respostas. Por que não recolheram meu lixo? Qual o posto de saúde mais próximo? Quem eu chamo pra tirar o carro estacionado na porta da minha garagem? Quantos cachorros posso ter na minha residência?

IBMWatson_Surrey_2

Cidadãos perguntam sobre serviços públicos e recebem respostas rápidas

Isso sim parece ser um serviço para o Watson, finalmente. O supercomputador foi desenhado para trabalhar com perguntas e respostas. É diferente das máquinas já inventadas, que fazem cálculos cada vez mais complexos e rápidos. Ele entende a linguagem humana, o que já o faz realmente distinto dos outros computadores. Tudo parece perfeito no supercomputador respondedor. Mas desde que foi criado, o Watson parece uma grande solução à procura de um grande problema.

Em Surrey, ele tem boas chances de achar uma utilidade que o coloque de volta na vitrine das sensações tecnológicas. Ao contrário do que se pensava, talvez sua função seja para pequenos problemas. Segundo a empresa que cuida do projeto, a PurpleForge, ele será uma espécie de Siri (app do iPhone que interage com o usuário) para a cidade.

O computador da IBM trabalhará integrado com o portal My Surrey. A região administrativa tem cerca de 500 mil habitantes e busca ser uma cidade inteligente. O projeto “Smart Surrey Strategy” pretende usar toda a tecnologia possível para facilitar a vida do cidadão e melhorar os serviços locais.

São mais de 40 iniciativas locais focadas no conceito de cidade inteligente. A expectativa é que o Watson dê um impulso maior fornecendo respostas rápidas e agilizando equipes da prefeitura que fornecem algum serviço. Retorno ágil e problemas resolvidos é exatamente o que transforma uma cidade inteligente em sucesso.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *