NOT√ćCIAS

Por que empreendedores devem apostar em Inteligência Artificial?

Por que empreendedores devem apostar em Inteligência Artificial?

by 9 de novembro de 2018 0 comments

Por Leonardo Dias *

Atualmente, o empreendedorismo é a força motriz que conduz à inovação. No Brasil, vemos isso expandir quase que diariamente. A base tecnológica é o seu principal pilar de sustentação, tanto na otimização, como para escalar e gerar novos negócios. E é por isso que o uso da inteligência artificial tem papel fundamental nesse ecossistema.

N√£o por acaso, os gastos globais com tecnologia cognitiva e sistemas de intelig√™ncia artificial devem somar US$ 77,6 bilh√Ķes at√© 2022, o que representa um montante tr√™s vezes superior ao projetado para este ano, de acordo com estimativa da consultoria IDC. Esse mercado avan√ßar√° em alta velocidade. Por essa raz√£o, os empreendedores devem considerar com bastante aten√ß√£o o seu uso.

Apesar de j√° estar presente em diversas √°reas do conhecimento, como na medicina, no setor financeiro, na engenharia e na agronomia, a intelig√™ncia artificial ainda √© uma tecnologia em consolida√ß√£o. Uma de suas vertentes, o machine learning, possui alto potencial de incorpora√ß√£o em novos neg√≥cios, como no reconhecimento de voz e imagem, na identifica√ß√£o de padr√Ķes de comportamento e na gest√£o, resolu√ß√£o e predi√ß√£o de problemas.

Em situa√ß√Ķes em que as empresas precisam aplicar conhecimento para se aproximar de seus clientes com o uso de estrat√©gias de marketing, a intelig√™ncia artificial e o machine learning podem exercer total protagonismo. Com solu√ß√Ķes desse tipo, √© poss√≠vel analisar uma grande quantidade de informa√ß√Ķes de uma base de clientes. Os algoritmos podem determinar padr√Ķes de comportamento a partir da an√°lise de dados e assim abrir caminhos para a√ß√Ķes de marketing mais espec√≠ficas e assertivas.

Empreendedores tamb√©m podem utilizar da intelig√™ncia artificial em tarefas administrativas e em situa√ß√Ķes que a restri√ß√£o de or√ßamento n√£o permite altos investimentos em contrata√ß√£o de pessoal ou m√£o de obra qualificada. O uso de chatbots, por exemplo, tamb√©m pode ter grande utilidade, sobretudo em neg√≥cios que tenham uma demanda relevante de atendimento ao p√ļblico.

O maior ganho a ser obtido √© a otimiza√ß√£o das opera√ß√Ķes di√°rias do neg√≥cio. Para isso, aplica√ß√Ķes de machine learning podem conduzir √† automa√ß√£o de processos e √† redu√ß√£o de custos. O retorno sobre o investimento com o uso de solu√ß√Ķes espec√≠ficas de intelig√™ncia artificial pode resultar n√£o apenas em capacidade de reinvestimento, como tamb√©m novas fontes de receita.

√Č importante ressaltar que a intelig√™ncia artificial n√£o substitui o capital humano – e n√£o estamos pr√≥ximos dessa realidade. Mas a tecnologia tem um potencial enorme para somar em √°reas como cria√ß√£o e execu√ß√£o. O estabelecimento de uma rela√ß√£o entre m√°quinas e humanos s√£o complementares para o desenvolvimento de um neg√≥cio. Enquanto uma parte possui melhor capacidade l√≥gica, a outra conta com a subjetividade e √©tica, capazes de corrigir as pequenas distor√ß√Ķes dos modelos matem√°ticos da IA. Com isso, ocorre a gera√ß√£o de melhores resultados.

Al√©m disso, apostamos em novos cargos e fun√ß√Ķes voltadas a melhorar as intelig√™ncias artificiais e os dados utilizados por tais aplica√ß√Ķes. A qualidade dos dados √© essencial em sistemas de intelig√™ncia artificial, e, muitas vezes, ser√° necess√°rio a utiliza√ß√£o da intelig√™ncia humana na gera√ß√£o de novos dados que melhorem o funcionamento das aplica√ß√Ķes.

Quanto mais cedo houver o entendimento dos empreendedores de que a inteligência artificial terá papel fundamental na próxima onda da inovação, mais rápido será o uso prático e os resultados para consumidores e empresas. A busca por capacitação para compreender as possibilidades de negócio no uso dessa tecnologia se faz mais do que necessária para entender como isso pode ajudar a impactar o seu mercado.

*Leonardo Dias é CDO e co-fundador da Semantix, empresa especializada em Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Análise de dados.

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *