NOTÍCIAS

Pokemon Go é a realidade aumentada finalmente explodindo. Entenda

Pokemon Go é a realidade aumentada finalmente explodindo. Entenda

by 11 de julho de 2016 0 comments

Especialistas previam, há cinco anos, que a realidade aumentada resultaria em verdadeira revolução na saúde, no e-commerce e educação. Eles quase acertaram. Essa tendência da tecnologia avançou consideravelmente nesses setores. Mas, atualmente, na metade de 2016, há um fenômeno de ralidade aumentada muito mais radical e abrangente do que os previstos, e ele se chama Pokemon Go.

O game para smartphones lançado na semana passada já tem milhões de usuários. Não há qualquer exagero. Pokemon Go tem chances de ultrapassar o Twitter em número de usuários diários na plataforma Android nos próximos dias. O jogo não foi sequer lançado mundialmente, somente alguns países estão com o uso liberado. Já o Twitter está entre nós desde idos de 2006.

“Pokemon Go” já é uma expressão mais procurada do que outras envolvendo sexo e pornografia, no Google. O app do jogo é também mais instalado do que o app de namoro Tinder. É possível dizer, hoje, que as pessoas estão mais interessadas em achar uma pokebola do que uma namorada. A empresa de estatística SimilarWeb fez uma série de gráficos mostrando a explosão de uso do jogo Pokemon Go.

E como funciona o jogo? Pra quem já teve a chance de assistir o desenho que passou na TV brasileira, o game é uma representação daquela trama. O dono do celular se passa por treinador dos monstrinhos e precisa achar esses personagens e locais para lutra e treinamento pelo mundo afora. A realidade aumentada entra justamente aí.

Esses lugares são os existentes no mundo real. Posicionando o smartphone na frente da vista, o programa do game mistura tecnologias de geolocalização e referenciamento espacial, a plataforma cria um pokemom no local. Essa característica faz o personagem surgir em praticamente qualquer lugar: numa praça, na estação de trem ou na padaria pode haver um.

A polícia da Austrália chegou a emitir um comunicado oficial depois de vários jovens serem vistos passeando em várias delegacias – aparentemente sem motivos – com o smartphone na mão. Os locais foram georeferenciados como pontos de coleta de personagens e o recado das autoridades foi taxativo: “votem pra casa, não há nada aqui, não nos atrapalhem”.

Mundo plus
A realidade virtual faz isso com Pokemon Go. Há um mundo a nossa volta, mas com hardware e software específicos pode haver mais de um mundo, ou um mundo com algo a mais. E isso está apaixonando pessoas pelo mundo todo.

O novo game foi criado para a Nintendo pela Niantic, ex-subsidiária do Google, e foi baseado em um protótipo que era visto como uma mina de ouro, o Ingress. Mas o antecessor – que era realmente bom – não explodiu dessa maneira. Faltou-lhe essa loucura que o Pokemon Go está proporcionando agora, com seus “treinadores” e caça a bichos fantasiosos.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *