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Pokémon Go chegou no Brasil: saiba como relacionar seu negócio à febre do momento

Pokémon Go chegou no Brasil: saiba como relacionar seu negócio à febre do momento

by 4 de agosto de 2016 0 comments

* Por Alejandro V√°zquez (esq.) e Bruno Fernandes (dir.)

A mais recente novidade no que tange ao mundo Pokémon foi anunciada neste mês de julho. Trata-se do game Pokémon Go, um jogo (app) para smartphones que permite que qualquer pessoa que tenha o aplicativo capture monstrinhos na vida real. Ou seja, se você estiver com seu aplicativo do Pokémon Go ligado, poder capturar pokémons aleatórios que aparecerem pela rua. Veja o trailer oficial do game: https://www.youtube.com/watch?v=2sj2iQyBTQs

Lembra nos jogos antigos quando voc√™ passeava com o Ash (garoto personagem da s√©rie de TV) pelas graminhas de Pallet e do nada aparecia uma Kakuna ou um Rattata? Pois √©, isso poder√° acontecer com qualquer pessoa que andar pela cidade (uma cidade real!) com o app ligado ‚Äď s√≥ espero que no seu caminho passem pok√©mons mais legais que Kakunas e Rattatas.

Mas que tem a ver o com√©rcio eletr√īnico com Pok√©mon Go? Nada, a princ√≠pio, mas lojistas que estiverem antenados podem aproveitar a febre do momento para tentar alavancar suas vendas. Veja aqui algumas dicas de como voc√™ pode fazer isso na sua loja a seguir:

Potencial mina de ouro para lojas físicas?

Pra come√ßo de conversa, Pok√©mon Go √© um aplicativo gratuito. Para jog√°-lo, depois de baixar o app voc√™ ter√° que escolher seu personagem e fazer algumas configura√ß√Ķes b√°sicas, como sexo, cor do cabelo e roupas do personagem, entre outras pequenas coisas.

O sistema de jogo, como expliquei brevemente acima, é bem simples e funciona de forma parecida com os primeiros joguinhos de Game Boy. Ou seja, você caminha pelas cidades, encontra pokémons e pode capturá-los se desejar.

Lojas físicas entram nesse cenário da seguinte forma: uma pessoa pode comprar itens chamados Lure Modules dentro do próprio aplicativo. Esses itens atraem pokémons para um PokeStop (seu espaço físico, por exemplo) por 30 minutos. Nos Estados Unidos, um pacote com oito Lure Modules custa 680 pokécoins, lembrando que cada 100 pokécoins saem por 99 centavos de dólar, o que dá pouco mais do que três reais.

Bem, essa é a hora que você entra com toda a sua criatividade para atrair clientes até o seu negócio. Vou compartilhar duas ideias que pensei agora, mas espero que você também compartilhe as suas nos comentários abaixo.
Programe a√ß√Ķes nas redes sociais

Sua loja possui Facebook? Instagram? Snapchat? As redes sociais ser√£o suas maiores aliadas durante a saga Pok√©mon. Use esses canais de amplo alcance para divulgar promo√ß√Ķes relacionadas ao game. Voc√™ poder√°, por exemplo, dar um desconto espec√≠fico para os mestres que visitarem sua loja f√≠sica √† procura dos monstrinhos.

Lembre-se, no entanto, de avisar seus seguidores com anteced√™ncia, pois nunca √© demais recordar que cada Pok√©mon s√≥ ficar√° dando sopa no PokeStop, ou seja, sua loja, por 30 minutos. Desta forma, fa√ßa postagens ou v√≠deos falando sobre a iniciativa e deixe claro quando a a√ß√£o ir√° ocorrer ‚Äď mencione tamb√©m que as eventuais ofertas ser√£o v√°lidas apenas em determinado dia ou durante o per√≠odo de 30 minutos.

Oferecer descontos? Fica a critério da casa
Fazer ou não uma promoção vai ser um critério de cada lojista. Eu particularmente acho que ofertas podem tornar a ação muito mais rica, mas você já sairá ganhando só de atrair dezenas de pessoas que talvez nunca tenham visitado seu negócio na vida.

Faça um gancho para sua loja online
O com√©rcio eletr√īnico n√£o tem fronteiras. Voc√™ vende para toda a cidade, todo o estado, todo o pa√≠s e se quiser para todo o mundo. Portanto, se voc√™ vai aderir √† onda Pok√©mon, aproveite o gancho para fazer uma boa propaganda da sua loja virtual.

Em primeiro lugar, lembre-se que a ação possivelmente direcionará ao seu negócio pessoas que talvez nunca tenham ouvido falar dele na vida. Sendo assim, use esta oportunidade para mostrar que você também vende pela internet. Você pode fazer isso através de um banner legal dentro da loja, adesivos na vitrine ou avisos espalhados pelo local.

O mais importante √© fazer com que esses potenciais consumidores que eventualmente venham de outras regi√Ķes da cidade saibam que voc√™ tem um site e n√£o precisem se deslocar grandes dist√Ęncias para comprar novamente, pois saber√£o que tamb√©m podem adquirir seus produtos pelo computador.

Uma outra estratégia, essa mais focada em aquisição, é dar um cupom de desconto para a loja virtual aos visitantes que fizeram uma compra na loja física. Isso permitirá que você consiga uma dupla venda por diferentes canais, maximizando assim os lucros e o alcance da sua marca.

E o que fazer se eu não tenho uma loja física?
√ďtima pergunta. Se voc√™ s√≥ vende pela internet, como √© o caso de muitos microempreendedores, uma alternativa √© abrir o que os americanos chamam de pop-up shop, ou seja, um espa√ßo f√≠sico tempor√°rio com alguns artigos da sua loja virtual. Falando o portugu√™s claro, seria uma barraquinha/quiosque na rua contendo os seus principais produtos. Da mesma forma que os exemplos anteriores, voc√™ pode comprar Lure Modules e levar os monstrinhos at√© o seu ‚Äúnovo‚ÄĚ endere√ßo f√≠sico, atraindo assim potenciais consumidores para o seu neg√≥cio. Pronto para come√ßar?

* respectivamente: cofundador da Nuvem Shop e diretor de atendimento ao cliente; respons√°vel pela estrat√©gia de conte√ļdo e da Universidade do e-commerce da Nuvem Shop

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