NOTÍCIAS

Peugeot-Citroën testará carros autônomos com motoristas “não experientes”

Peugeot-Citroën testará carros autônomos com motoristas “não experientes”

by 24 de fevereiro de 2017 0 comments

O Grupo PSA, que engloba as montadoras francesas Peugeot e Citroën, começará os testes com veículos autônomos próprios. Mas, diferentemente das outras empresas que apostam nesse novo produto, o conglomerado prefere que motoristas “não experientes” fiquem na frente do volante para que possam dar feedbacks sobre essa nova experiência de usar um automóvel.

O conceito é o oposto do utilizado pelas diversas companhias que estão testando projetos de carros autônomos. Em geral, os trabalhos têm sido realizados com motoristas profissionais para que, no caso de alguma falha, eles possam assumir a direção. Quando não é assim, os carros trafegam sem ninguém. Algo mais usado para ver a tecnologia em si funcionando e procurar melhorias.

O grupo não quis comentar o significado do termo “não experientes” no comunicado que anunciou a liberação das autoridades francesas para os testes. No entanto, é óbvio que isso elimina pilotos de testes e motoristas profissionais.

Em teoria, e se a tecnologia e leis evoluírem para o que se espera, o carro autônomo não precisaria de nenhum tipo de motorista, seja experiente ou não. Todos seriam apenas passageiros, o que igualaria o piloto hábil à pessoa sem qualquer noção dos comandos de um carro. Provavelmente igualaria humanos a cachorros e gatos também, se formos radicalizar o conceito. Mais do que passageiros, todos seriam apenas carga no carro que dirige sozinho.

De olho no mercado
A incursão da PSA em carros autônomos vem desde 2015. Os testes começaram em julho daquele ano e os veículos já percorreram cerca de 75.000 milhas em rodovias europeias. No entanto, até o momento, os motoristas profissionais eram os preferidos para ajudar nas avaliações e tomarem o volante em caso de necessidade.

O objetivo do grupo PSA é ter o produto pronto para 2020. Os plano são para colocar capacidades de condução inteiramente autônomas nos veículos, mas, em um primeiro momento, os motoristas ainda serão capazes de assumir o controle manual na hora que quiserem.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *