NOT√ćCIAS

Pesquisa revela lacunas entre oferta da TI e as expectativas dos negócios

Pesquisa revela lacunas entre oferta da TI e as expectativas dos negócios

by 2 de fevereiro de 2017 0 comments

A pesquisa CIO Global 2016-2017 ‚Äď realizada pela Deloitte em 48 pa√≠ses, incluindo o Brasil ‚Äď revelou uma mudan√ßa nas prioridades de desenvolvimento de neg√≥cios das √°reas de TI (tecnologia da informa√ß√£o), do item ‚Äúdesempenho do neg√≥cio‚ÄĚ para “foco nos clientes”. Entre os CIOs (Chief Information Officers, t√≠tulo dado aos l√≠deres de gest√£o tecnol√≥gica das empresas) que participaram do levantamento internacional, 57% apontaram a clientela como principal elemento de aten√ß√£o de sua gest√£o, 12 pontos percentuais acima dos 45% indicados na pesquisa anterior (2015-2016). No estudo passado, a prioridade apontada pelos entrevistados era o crescimento da empresa, com 49% de cita√ß√Ķes. No atual estudo, este item teve o percentual reduzido para 44%.

Em oito dos dez grupos de atividades empresariais representadas na pesquisa (*), o item ‚Äúclientes‚ÄĚ surgiu como grande prioridade segundo a opini√£o dos CIOs entrevistados. No entanto, somente 45% dos l√≠deres de tecnologia disseram que sua √°rea est√° envolvida na entrega de compet√™ncias capacidades de TI √† experi√™ncia do cliente. Al√©m disso, 28% dos entrevistados consideram que as empresas em que trabalham est√£o abaixo da m√©dia no conjunto de suas compet√™ncias digitais.

Os resultados da pesquisa também mostram que 78% dos CIOs afirmam que alinhar o seu setor à estratégia de negócios e às metas de desempenho é a principal capacidade de TI essencial para o sucesso desses profissionais no cumprimento de suas atividades. A seguir é citada a execução de projetos de tecnologia, com 55% das referências, e visão e estratégia para os negócios, em terceiro (50%).

A pesquisa deste ano identificou importantes lacunas existentes entre as expectativas de negócios e as capacidades de entrega das áreas de TI em serviços-chave, como inovação e cibersegurança.

Dos CIOs entrevistados, 61% identificam o tema ciberseguran√ßa como prioridade principal para suas organiza√ß√Ķes. O problema √© que somente 10% dos participantes da pesquisa relatam que este tema, associado √† gest√£o de riscos, √© de fato a principal prioridade de TI nas empresas em que atuam.

Al√©m disso, para 57% dos CIOs, suas empresas t√™m a expectativa de que eles ajudem na inova√ß√£o dos neg√≥cios e no desenvolvimento de novos produtos e servi√ßos. Por√©m mais da metade dos entrevistados (52%) afirma que o desenvolvimento da inova√ß√£o e de solu√ß√Ķes disruptivas simplesmente n√£o existe ou n√£o vem sendo aplicado em suas organiza√ß√Ķes.

Chaves para o sucesso do CIO
A pesquisa deste ano também revelou que as características dos CIOs são bastante semelhantes. Entre os entrevistados, 67% compartilham os sete principais traços de personalidade/estilos de trabalho de um líder de tecnologia. Estes incluem adaptar-se facilmente a novos ambientes (90%), focar no objetivo ao invés da emoção quando se está trabalhando com outros (81%), ser pioneiro na adoção de novas tecnologias (81%), tomar a direção (78%), pensar globalmente (76%), tolerar confrontos (75%) e encarar riscos (75%).

Entre outras conclus√Ķes do estudo, destacam-se tamb√©m:

¬∑ 82% dos CIOs dizem que os gastos com sistemas legados e moderniza√ß√£o central ir√£o aumentar ou se manter constante ao longo dos pr√≥ximos dois anos, sinalizando a enorme transforma√ß√£o ‚Äėback-end‚Äô em curso para apoiar as demandas ‚Äėfront-end‚Äô dos clientes;

· 64% dos entrevistados esperam que os gastos com tecnologia em cibersegurança vão aumentar nos próximos dois anos, mas apenas 37% escolheram cibersegurança como uma capacidade de TI chave para o seu sucesso; e

¬∑ Em resultado equilibrado, boa parte dos l√≠deres de tecnologia relata manter rela√ß√Ķes mais fortes com CEOs (Chief Executive Officers, ou presidentes de empresas, com 62% das cita√ß√Ķes) e com os CFOs (Chief Financial Officers, ou diretores financeiros, tamb√©m com 62%). J√° em rela√ß√£o ao reporte direto de sua atua√ß√£o, 35% dos pesquisados disseram que se dirigem aos CEOs, enquanto que 20%, aos CFOs.

Resultados entre os brasileiros
O Brasil mant√©m a tend√™ncia mundial na distribui√ß√£o dos perfis dos entrevistados. Apesar de a maior parte ainda priorizar a opera√ß√£o, est√° ocorrendo, em rela√ß√£o √† edi√ß√£o anterior da pesquisa, uma migra√ß√£o significativa do foco para as √°reas de neg√≥cio ‚Äď o que √© o primeiro grande passo para a transforma√ß√£o organizacional. Dos brasileiros participantes da pesquisa, 52% se intitulam no perfil do ‚Äúoperador confi√°vel‚ÄĚ; seguidos por 36% de ‚Äúcocriadores de neg√≥cios‚ÄĚ; e 12% de ‚Äúinstigadores de mudan√ßas‚ÄĚ.

Mesmo assim, ainda há diferenças em relação à assertividade da evolução nesse sentido. Enquanto que 57% dos CIOs participantes da pesquisa global apontaram o cliente como principal foco do direcionamento de seu trabalho, este item aparece apenas na terceira posição entre as prioridades dos líderes de tecnologia brasileiros. Os entrevistados do Brasil estão mais preocupados com a gestão de custos, já que este foi o item a ser priorizado mais citado por eles, com 60% das referências, seguido por crescimento (55%) e clientes (51%).

Essa predomin√Ęncia √© reflexo de uma tradi√ß√£o local de cobran√ßa di√°ria para que os CIOs brasileiros dediquem mais tempo √† opera√ß√£o. Contudo, esse relacionamento n√£o reflete o desejo dos l√≠deres de tecnologia e quase 50% entendem a necessidade de adapta√ß√£o de seu padr√£o √† medida que a empresa se desenvolve em termos de tecnologia.

N√ļmeros no lugar de palavras
A pesquisa mostrou tamb√©m que o Brasil acompanha a tend√™ncia global no que diz respeito √†s compet√™ncias pessoais e profissionais dos CIOs. Em ambas as amostras, os l√≠deres de tecnologia apresentaram caracter√≠sticas semelhantes no que diz respeito a conhecimento, tend√™ncia a se expressar melhor por meio de n√ļmeros do que com palavras, toler√Ęncia a riscos, objetividade, rela√ß√Ķes profissionais e facilidade de adapta√ß√£o a novos neg√≥cios.

As mudan√ßas no comportamento dos l√≠deres de tecnologia s√£o direcionadas tanto por aspectos geracionais ‚Äď com os mais jovens tendo uma tend√™ncia por maior expressividade e intera√ß√£o ‚Äď, quanto pela necessidade atual das √°reas de neg√≥cio por processos de tomada de decis√Ķes mais r√°pidos e por maior capacidade de adapta√ß√£o √†s mudan√ßas.

Além disso, os líderes de tecnologia brasileiros de hoje entendem a necessidade de objetividade e são mais suscetíveis a novas tecnologias, o que encoraja a sinergia com as áreas de negócio e propicia a interação necessária para a transformação da organização e de seu core business por meio da tecnologia.

Assim como o padr√£o mundial, em termos de lideran√ßa, o foco est√° em relacionamento e talento, e n√£o na execu√ß√£o de atividades ou projetos. Os l√≠deres brasileiros prezam tanto pela intera√ß√£o e comunica√ß√£o, quanto pela compreens√£o das mudan√ßas e inova√ß√Ķes alinhadas √† cultura de alta performance, deixando cada vez mais distante o modelo tradicional. Considerando esses pontos, os dados da pesquisa apontam para a compreens√£o de que, cada vez mais, os CIOs est√£o evoluindo para uma posi√ß√£o mais estrat√©gica na organiza√ß√£o, e n√£o mais apenas de entrega de servi√ßos e solu√ß√Ķes.

No que diz respeito √†s capacidades esperadas de TI, o grande foco dos l√≠deres brasileiros se d√° na inova√ß√£o, com a ado√ß√£o de novas tecnologias para o neg√≥cio e a melhoria de processos j√° existentes. Apesar do grande destaque em inova√ß√£o e renova√ß√£o, existe uma grande preocupa√ß√£o com a manuten√ß√£o dos sistemas atuais ‚Äď reflexo do pr√≥prio n√≠vel de maturidade tecnol√≥gica das organiza√ß√Ķes brasileiras e dos entraves pragm√°ticos no trabalho cotidiano do CIO.

Novas habilidades para maiores expectativas
Nesse contexto, se faz necess√°rio realizar trabalhos espec√≠ficos de base para eliminar a inefici√™ncia em diversas √°reas das organiza√ß√Ķes. Como consequ√™ncia, cada vez mais, ser√° poss√≠vel que as empresas aumentem o foco em seus clientes.

A constru√ß√£o de novas plataformas √© uma das bases para a otimiza√ß√£o dos custos. No entanto, somente 11% dos respondentes do Brasil mant√™m foco nesta capacidade. J√° a maioria dos CIOs da amostra global entende que a cria√ß√£o de novas plataformas como forma de diminui√ß√£o de custos e intera√ß√£o com o cliente √© prioridade absoluta, para 59% dos respondentes. Embora o conjunto de a√ß√Ķes esteja alinhado com a tend√™ncia global, o foco e a intensidade devem ser revistos nas organiza√ß√Ķes brasileiras.

Adicionalmente, assim como no resultado geral, o Brasil entende que o alinhamento estrat√©gico entre as a√ß√Ķes de TI e os neg√≥cios (79% dos respondentes brasileiros) √© essencial para o sucesso da organiza√ß√£o. Esta √© uma grande oportunidade para que os CIOs colaborem com a estrat√©gia organizacional e direcionem o caminho da tecnologia em suas organiza√ß√Ķes.

A jornada de cada líder
Assim como os CIOs da amostra global, os l√≠deres do Brasil tendem a relacionar a era digital a tecnologias de interface com os clientes e ferramentas ‚Äúfront-end‚ÄĚ. ‚ÄúEsses recursos s√£o importantes, mas s√£o apenas parte da grande transforma√ß√£o que a era digital pode trazer. O conceito de transforma√ß√£o digital √© espec√≠fico para cada ind√ļstria e segmento, e tem que ser conhecido pelos CIOs de maneira mais ampla, uma vez que impacta todas as pontas do neg√≥cio da organiza√ß√£o‚ÄĚ, explica F√°bio Pereira, diretor de Technology Strategy & Architecture, da Deloitte Brasil.

‚ÄúOs CIOs, de modo geral, s√£o os mais indicados a estudar a fundo as quest√Ķes digitais e as novas metodologias e ferramentas que est√£o surgindo para entender a sua real aplicabilidade‚ÄĚ, acrescenta F√°bio Pereira.

Apesar da intenção das empresas brasileiras de evoluir para a era digital, mais da metade dos respondentes entende como baixo o investimento nesta frente e não encontram as devidas habilidades disponíveis nos integrantes de suas equipes. Essa também é uma tendência indicada pela amostra global.

Entender o momento digital
O Brasil apresenta grande potencial para estimular de maneira mais efetiva a transforma√ß√£o digital nas organiza√ß√Ķes. O interesse dos CIOs brasileiros por novas tecnologias, como digital, analytics e cloud computing √© crescente, sendo estes tr√™s considerados os segmentos de maior impacto para o neg√≥cio nos pr√≥ximos dois anos, bem como os que receber√£o mais investimentos no mesmo per√≠odo.

‚ÄúEsse resultado indica que o l√≠der de tecnologia do Brasil est√° se preparando para o impacto que a nova onda digital ir√° trazer para as organiza√ß√Ķes, e tem procurado compreender cada vez mais o atual momento digital de neg√≥cio e o papel central que sua posi√ß√£o exige‚ÄĚ, conclui F√°bio Pereira.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *