NOTÍCIAS

Parceria entre Uber e Universidade impulsiona carro que dirige sozinho

Parceria entre Uber e Universidade impulsiona carro que dirige sozinho

by 26 de agosto de 2015 0 comments

As polêmicas sobre o app Uber, que permite que donos de carros possam usar os veículos para prestar serviços de carona e competir com os taxis, devem ganhar novo impulso em breve. A empresa responsável pela tecnologia fechou uma parceria com a Universidade do Arizona para ajudar nas pesquisas sobre o carro que dirige sozinho (driveless car).

O veículo, testado por diversos fabricantes que vão de centros de pesquisa, montadoras e até o Google, vem ganhando destaque por permitir um transporte controlado e sem a necessidade de um motorista. Ele é, e realmente poderíamos chamar assim, um carro-robô. O novo projeto com a universidade americana irá se concentrar nos desafios de mapeamento e óptica envolvidos na engenharia de um veículo totalmente autônomo.

O anúncio foi feito no site do governo do Arizona, em um comunicado que exaltava o trabalho do atual governador, Doug Ducey (partido Republicano) para o desenvolvimento econômico do estado. A parceria foi confirmada em seguida por uma declaração oficial do Uber. “Vamos trabalhar com alguns dos principais especialistas do mundo em design de lente na Universidade para de melhorar a imagem capturada e usar para construir recursos de mapeamento e segurança “, diz o texto.

O Uber declarou que investirá de imediato US$ 25 mil no projeto. Parceria semelhante já foi realizada pela empresa em outros lugares. Em geral, a ação da empresa veio seguida de críticas pela contratação de pesquisadores longe da área de atuação e o comprometimento da economia com a concorrência causada nos taxis e possível desemprego local.

Habilidade política
A empresa tem sido hábil em contornar essas questões políticas. Na Índia, após críticas ao seu modelo de negócio, ela investiu em um centro de profissionalização. No Brasil, o Uber recebe, por enquanto, uma enxurrada de opiniões desfavoráveis dos taxistas e políticos preocupados com esse ramo de prestação de serviços.

Independentemente das polêmicas, a parceria do Uber com a universidade do Arizona promete ser um marco no desenvolvimento do carro sem motorista. Mais importante do que o investimento, está se criando um mercado sólido para esse produto.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *