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Para 69%, férias são mais agradáveis com o celular desconectado. Mas não é fácil desligar

Para 69%, férias são mais agradáveis com o celular desconectado. Mas não é fácil desligar

by 22 de junho de 2016 0 comments

Férias é aquele período do ano que viagens são programadas, aventuras são realizadas, aquela reforminha é finalmente acabada ou novas amizades são feitas. Com tudo isso, como não compartilhar cada momento nas redes sociais ficando o tempo todo com o celular na mão e pendurado em uma conexão de wi-fi ou de telefonia? Mas para 69% dos brasileiros, as férias são mais agradáveis se afastados desse hábito digital. O dado aparece numa pesquisa da Intel Security que detectou vários comportamentos do consumidor mobile.

A experiência de se desconectar e reservar as férias para simplesmente curtir parece ser muito boa. Dos entrevistados, 66% aproveitaram mais o ambiente ao seu redor nas férias passadas, 62% sentiram-se mais próximos das pessoas com quem estavam, enquanto 54% sentiram-se menos estressados. Apenas 7% disseram que sofreram mais estresse devido à falta de acesso ao mundo. Mas essa relaxada digital não é para todo mundo. Mais de metade dos brasileiros que saem de férias com a intenção de se desconectar (57%) dizem que não são completamente bem sucedidos na tarefa.

Quem teve sucesso em se desconectar afirmam ter diminuído a utilização de mídias sociais (61%), ou se abstiveram de leitura/resposta a e-mails de trabalho (53%) ou se abstiveram do uso das mídias sociais (51%). Para a maioria das pessoas que saem de férias, a intenção de se desconectar serve como um calmante (67%), precisam de uma pausa do trabalho (56%), ou só querem curtir o momento (50%). Um quarto das pessoas diz fazê-lo por respeito pela pessoa com quem estão.

Praticamente metade dos brasileiros entrevistados (48%) afirma ter saído de férias no ano passado com a intenção de se desconectar. Entre as pessoas na faixa dos 20 e 30 anos este percentual é de 49%. Entre as pessoas na faixa dos 40 anos o percentual é de 53%, e de 43% entre as pessoas com mais de 50 anos de idade.

O estudo ‚ÄúDigital Detox: Unplugging on Vacation‚ÄĚ (Detox Digital: desconectando-se durante as f√©rias) √© amplo e foi feita com v√°rias m√ļltiplas escolhas, o que trouxe um cen√°rio bem detalhado. O levantamento detectou que o conceito de desconectar pode variar um pouco, indo de uma simples desligadinha em alguns servi√ßos para um afastamento mais radical. Quando questionados sobre a defini√ß√£o de se desconectar, a maioria das pessoas (78%) definiu estar desconectado como n√£o usar a internet de forma alguma, n√£o usar nenhuma m√≠dia social (64%), ou n√£o usar e-mail (56%). Quase metade das pessoas (46%) indicou que estar desconectado significa n√£o realizar nem receber telefonemas.

Sem intenção de se desconectar
Quase metade das pessoas diz que n√£o t√™m nenhuma inten√ß√£o de se desconectar durante as f√©rias. Elas acham que √© imposs√≠vel (43%), precisam estar acess√≠veis para sua fam√≠lia em todos os momentos (41%). Outros precisam de seu dispositivo para navegar ou ainda planejar a viagem (41%). E as pessoas na faixa dos vinte anos querem ter acesso a m√ļsica (30%).

Para as pessoas na faixa dos vinte anos, o desejo de compartilhar experi√™ncias de f√©rias em m√≠dias sociais em tempo real √© uma raz√£o muito importante para se manter conectado nas f√©rias (43%). Entre todas as faixas et√°rias, a comunica√ß√£o com a fam√≠lia (65%) e a falta de comunica√ß√£o com os amigos (52%) s√£o as principais raz√Ķes que acabam mantendo as pessoas conectadas. Al√©m disso, 51% acham importante estar dispon√≠vel em caso de emerg√™ncia.

Sempre conectados
A maioria dos entrevistados (70%) afirma que já sentiu uma sensação de ansiedade por estar desconectado. Para as pessoas na faixa dos vinte anos o percentual é 79%.

A maioria (62%) tamb√©m diz que n√£o est√° disposta a deixar seus smartphones em casa durante as f√©rias para for√ßar a desconex√£o. Vai que…, n√£o √©?

Este percentual é ainda maior entre as pessoas na faixa dos quarenta anos (69%) ou cinquenta anos (72%). No entanto, as pessoas têm menos problemas em deixar seu laptop ou tablet em casa. 72% afirmam que estariam dispostos a deixar esses aparelhos em casa durante as férias.

Quase todos os entrevistados (92%) se conectam a internet enquanto est√£o em f√©rias. 29% utilizam apenas Wi-Fi para se conectar, 12% utilizam apenas a rede do celular, e mais da metade (59%) usam ambos. Ao usar o Wi-Fi nas f√©rias a maioria das pessoas usa ‘qualquer Wi-Fi que possa acessar’ (52%). Enquanto uma em cada tr√™s pessoas (30%) afirmam que usam apenas o wi-fi do hotel. Menos da metade (40%) das pessoas que usam Wi-Fi em f√©rias se certificam de que a conex√£o √† internet √© segura antes de us√°-la. 27% afirmam que realmente n√£o pensam sobre a conex√£o segura. 32% dizem que at√© pensam sobre isso, mas quando precisam de conex√£o est√£o dispostos a assumir o risco e usar uma conex√£o n√£o segura.

As pessoas preferem sair de férias sem tem acesso a e-mail (30%) do que sem ter acesso a mídia social (24%). Um em cada quatro (24%) não sairia de férias sem nenhum deles. 34% dizem não ter passado um dia de férias sem a verificação de alguma mídia social. Muitos não passaram um dia sem verificar/responder e-mail (29%) ou mensagens de texto (41%). 30% das pessoas que se conectam à internet nas férias verificam o e-mail constantemente ao longo do dia. 72% das pessoas checam o e-mail pelo menos uma vez por dia.

Para aqueles que trabalham, 64% dizem que gostariam de se desconectar em uma semana de f√©rias, se n√£o tivessem obriga√ß√Ķes de trabalho. A maioria (58%) diz que aceitaria sair em uma semana de f√©rias sem conex√£o celular ou internet o tempo todo.

Ao se conectar √† Internet durante as f√©rias, algumas pessoas pensam que suas informa√ß√Ķes pessoais est√£o mais seguras (10%) ou apenas seguras (24%) do que quando eles se conectam em casa. 32% dizem que n√£o pensam sobre isso. A maioria das pessoas (69%) usa dispositivos vest√≠veis quando viajam. Esta percentagem √© mais elevada (71%) entre as pessoas em seus vinte anos.

Segurança em dobro
As f√©rias s√£o repletas de distra√ß√Ķes e oportunidades e criminosos sagazes aprenderam a lucrar nesses momentos. Os viajantes podem ser alvo de criminosos cibern√©ticos que se aproveitam de vulnerabilidades humanas e dos dispositivos para conseguir acesso aos dados e aparelhos dos consumidores. Eles obt√™m acesso a informa√ß√Ķes confidenciais em smartphones, laptops e at√© mesmo dispositivos vest√≠veis desprotegidos, al√©m de coletar dados de redes sociais.

‚ÄúOs consumidores precisam da tecnologia para continuarem conectados ao mundo f√≠sico e digital, seja no trabalho, em casa ou nas f√©rias. Durante as f√©rias, as pessoas geralmente usam os dispositivos para acessar informa√ß√Ķes confidenciais sem considerar os riscos potenciais‚ÄĚ, afirma Gary Davis, especialista em seguran√ßa do consumidor da Intel Security. ‚ÄúPor esse motivo, √© fundamental promover h√°bitos digitais seguros para manter os consumidores protegidos durante as viagens.‚ÄĚ

Os consumidores precisam estar atentos e tomar medidas de seguran√ßa preventivas para evitar que suas informa√ß√Ķes sejam perdidas ou roubadas quando eles estiverem viajando. Embora muitos entrevistados tenham declarado sua falta de sucesso ao tentarem se desconectar, aqueles que conseguiram faz√™-lo tiveram grandes benef√≠cios.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

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