NOTÍCIAS

Pai do Pac-Man, e pioneiro dos games, morre aos 91 anos

Pai do Pac-Man, e pioneiro dos games, morre aos 91 anos

by 30 de janeiro de 2017 0 comments

Masaya Nakamura, fundador da empresa japonesa de games Namco, empresa revolucionária dos jogos eletrônicos da década de 80, faleceu aos 91 anos. A morte ocorreu em 22 de janeiro, mas só hoje veio ao conhecimento do público e fãs de games.

Nakamura é considerado o pai do Pac-Man, um dos games mais populares de todos os tempos e que passou, com sucesso, em várias plataformas, desde os equipamentos arcade de parques de diversões até os smartphones e consoles de hoje.

A Namco foi fundada em 1955, para produzir equipamentos de diversão infantil em parques. Seu produto inicial era um cavalo mecânico que se movimentava ao colocar moedas. Na década de 60 adquiriu os direitos de usar personagens Disney nesses equipamentos. Na década seguinte, começou sua trajetória de jogos eletrônicos.

Pioneiro e visionário
Nakamura foi o artífice sagaz do negócio de compra de direitos da Atari, no meio dos anos 70, fazendo uma oferta impensável para a época. A Sega havia oferecido US$ 80 mil para comercializar os jogos eletrônicos da Atari. Nakamura ofereceu US$ 500 mil, visualizando um mercado gigante que apenas apontava no horizonte. Com o acrodo, a Namco conseguiu o direito de distribuir os jogos da Atari no Japão por dez anos. Isso levou ao desenvolvimento de games originais.

O Pac-Man foi lançado no final dos anos 70. O boneco comedor de fantasmas surgiu de uma pizza sem um pedaço. O jogo que chegou a ser considerado o de maior sucesso do mundo, pelo livro Guinness dos Recordes, e virou símbolo da cultura pop e nerd. Simples, divertido, não violento, estimulador de reflexos e com personagens simpáticos, o Pac-Man ainda resiste hoje em coletâneas para consoles, apps para smartphones e outros segmentos dos jogos de computador.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *