NOT√ćCIAS

Como aplicar a inteligência artificial no processo de certificação de reviews?

Como aplicar a inteligência artificial no processo de certificação de reviews?

by 28 de maio de 2018 0 comments

¬†por Tatiana Pezoa* –¬†

O uso da inteligência artificial está cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas e tem se tornado uma ferramenta indispensável na tomada de decisão

Foto: Divulgação

O uso da inteligência artificial está cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas e tem se tornado uma ferramenta indispensável na tomada de decisão, principalmente quando envolve os sentimentos e experiência de compra dos consumidores.

A IA (Intelig√™ncia Artificial) pode ser usada de diferentes maneiras e √°reas de neg√≥cios, mas quando falamos no processo de certifica√ß√£o de reviews ela pode ser extremamente estrat√©gica para fidelizar os clientes. Com a ajuda de tr√™s elementos importantes – a classifica√ß√£o, a clusteriza√ß√£o e a an√°lise de sentimentos – os varejistas podem utilizar as opini√Ķes e coment√°ros coletados apenas de seus clientes e descobrir o que eles amam e odeiam em rela√ß√£o a seus produtos e servi√ßos, principalmente para aqueles comerciantes que recebem muitas avalia√ß√Ķes por m√™s.

Por meio dos algoritmos, √© poss√≠vel obter diferentes insights, coletar e extrair elementos determinantes que v√£o melhorar a satisfa√ß√£o de compra e tamb√©m aumentar as vendas. E nestas opini√Ķes escritas por consumidores reais que podemos ver dois momentos a serem levados em considera√ß√£o: as expectativas e os sentimentos.

As expectativas se referem a soma das informa√ß√Ķes, dados, refer√™ncias, detalhes, imagens, tudo o que est√° relacionado a pr√©-venda e que ajuda o consumidor no momento da decis√£o de compra. Um review lido pode incentiv√°-lo a fechar neg√≥cio. J√° os sentimentos √© a soma de toda experi√™ncia e hist√≥ria vivida pelo cliente. Ele pode ser bom ou ruim, alinhado com suas expectativas ou n√£o, mas sempre vai contar algo sobre seu ponto de vista a respeito do produto e do servi√ßo recebido.

A jun√ß√£o desses dois elementos sempre ser√° determinante para a elabora√ß√£o dos reviews por parte dos consumidores. Por isso, sabemos que os coment√°rios escritos sempre v√£o incluir informa√ß√Ķes e oportunidades de entender pontos a serem melhorados na opera√ß√£o, atritos n√£o percebidos que no dia-a-dia do gerente passa despercebido, mas que na √≥tica do consumidor tem um grau diferente. Dessa forma, podemos perceber que o coment√°rio feito nas lojas virtuais √© o local perfeito para encontrar uma enorme gama de informa√ß√Ķes fundamentais para quem vende (e-commerce e varejo) e para quem idealiza e produz (ind√ļstria).

Porém, não adianta acreditar que no dia-a-dia corrido de uma equipe de e-commerce irá se encontrar tempo para ler, analisar e catalogar tudo o que é realmente importante de se levar em consideração para o negócio.

Afinal, mesmo a melhor equipe, com as boas práticas, scripts e racks para buscar os insights perfeitos vai gastar horas do seu dia para ler, analisar e catalogar o que é preciso, com certeza irá deixar passar muita informação relevante. Por este motivo, é necessário que lojistas utilizem ferramentas que executem um trabalho de IA para que ele possa pesquisar as tendências em escala e de forma automatizada, evitando que os lojistas percam feedback importantes de seus clientes.

Uma ferramenta que tem em seu core algoritmos pr√≥prios de IA consegue efetuar a classifica√ß√£o das informa√ß√Ķes e “ensinar” ao computador o que ele precisa saber de relevante para o e-commerce/ind√ļstria. Dessa forma, √© poss√≠vel encontrar padr√Ķes de conhecimento, rotular os reviews, colocar os assuntos tratados em t√≥picos e realizar a uma verdadeira an√°lise de sentimentos, que avalia a linguagem natural das pessoas e interpreta aquilo o que elas realmente queriam dizer.

Detectar de forma autom√°tica os assuntos e temas tratados nos coment√°rios, otimizar processos e fazer com que os resultados sejam mais assertivos j√° n√£o √© mais um plano. √Č real, e pode melhorar a comunica√ß√£o entre lojistas e consumidores, pode garantir um foco na gest√£o e log√≠stica e pode trazer mais vendas.

*Tatiana Pezoa é CEO da Trustvox, certificadora de reviews online

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *