NOT√ćCIAS

Oito perguntas difíceis que você deve fazer aos provedores de cloud

Oito perguntas difíceis que você deve fazer aos provedores de cloud

by 24 de agosto de 2016 0 comments

* Por Bill Young

‚Äč‚Äč
Agora que as empresas adotam cada vez mais a nuvem, os provedores de cloud est√£o se proliferando. Com tantas op√ß√Ķes, pode ser dif√≠cil descobrir qual o tipo de provedor deve ser escolhido.

Para começar, pense um pouco sobre os diferentes serviços e arquiteturas de cloud e veja em que aspectos eles podem funcionar em seus negócios. Pode ser que você precise da ajuda de especialistas externos para avaliar suas necessidades específicas de TI e aplicativos ou para decidir quais apps de negócios e serviços de TI são mais aplicáveis à cloud.

Assim que você entender a arquitetura de nuvem e o tipo de serviço que melhor atende às suas necessidades, é preciso que seus provedores de cloud respondam objetivamente algumas perguntas bem difíceis. Para começar, aqui temos algumas delas:

‚Äč1. ‚ÄčOnde meus dados ficar√£o localizados?
Voc√™ precisa saber se seus dados estar√£o em um local seguro e entender exatamente onde eles ser√£o mantidos. As organiza√ß√Ķes regulamentadas tamb√©m devem saber se seus dados ser√£o armazenados localmente, permanecendo onde foram criados. Para equilibrar os riscos, voc√™ tamb√©m pode deixar sua informa√ß√£o armazenada com um provedor de nuvem que seja geograficamente remoto de seu data center.

‚Äč2. ‚ÄčQuanto custar√° para colocar e remover dados da cloud?
Isso pode ser algo complexo devido √†s pol√≠ticas de pre√ßos continuamente crescentes. Tamb√©m podem existir custos menos √≥bvios. Por exemplo, em alguns casos, mover dados para a cloud √© algo extremamente econ√īmico, mas tentar remov√™-los de l√° ‚Äď para devolv√™-los √†s suas instala√ß√Ķes ou mov√™-los para outra nuvem ‚Äď pode ter alto custo.

‚Äč3. ‚ÄčO provedor √© um revendedor ou tem equipamento pr√≥prio?
Às vezes, os provedores de cloud contam com outros fornecedores para prestar seus serviços. Eles hospedam os próprios equipamentos ou os equipamentos são hospedados em outro lugar? Se forem hospedados em outro lugar, é fundamental entender quem é o principal responsável pelo tempo de inatividade, pelo atendimento e pelos acordos de nível de serviço (SLAs) de suporte.

‚Äč4. ‚ÄčQuais s√£o as especifica√ß√Ķes de seu data center?
Converse detalhadamente com os provedores em potencial sobre as redund√Ęncias e medidas de seguran√ßa f√≠sica e eletr√īnica que eles possuem e verifique se eles t√™m seguro em caso de interrup√ß√£o ou perda de dados. Por incr√≠vel que pare√ßa, estima-se que 95% dos provedores de cloud n√£o s√£o segurados.

‚Äč5. ‚ÄčQuanto de largura de banda da rede √© necess√°rio para que a solu√ß√£o tenha um bom desempenho?
A baixa largura de banda e a alta lat√™ncia podem interromper o desempenho da cloud. Informe-se sobre a largura necess√°ria por usu√°rio e certifique-se de que suas interconex√Ķes podem oferece-la de modo consistente e em todas as regi√Ķes geogr√°ficas que seu neg√≥cio exige. Uma das melhores formas de garantir isso √© hospedando sua pr√≥pria infraestrutura de TI com um provedor de colocation que tamb√©m hospede sua op√ß√£o de servi√ßos de cloud e forne√ßa conex√Ķes diretas a esses servi√ßos.

‚Äč6. ‚ÄčO provedor tem ‚Äúpresen√ßa‚ÄĚ em seu setor de neg√≥cios?
Afinal, a nuvem n√£o tem a ver apenas com tecnologia. Ela est√° relacionada ao crescimento e enriquecimento dos neg√≥cios. A cloud ajuda voc√™ a atingir suas metas de neg√≥cios caso seu provedor tenha insights sobre seu setor e hospede um ecossistema de outras empresas como a sua ‚Äď com potencial para tornarem-se futuros parceiros e clientes.

‚Äč7. ‚ÄčQual √© a melhor forma de me preparar para integrar os servi√ßos de cloud √† minha infraestrutura de TI?
Essa √© a pergunta fundamental. Pe√ßa para o seu provedor de cloud descrever todas as modifica√ß√Ķes que voc√™ precisar√° fazer em suas aplica√ß√Ķes, sua rede, seu armazenamento de dados ou qualquer outro aspecto de sua infraestrutura de TI antes de contrat√°-lo.‚Äč‚Äč

‚Äč‚Äč
‚Äč8. ‚ÄčO que pode dar errado durante a instala√ß√£o ou a migra√ß√£o?
Uma resposta objetiva n√£o s√≥ ajudar√° voc√™ a saber o que deve procurar, mas tamb√©m a determinar a honestidade, compet√™ncia e li√ß√Ķes anteriores aprendidas do provedor.

* diretor de Serviços Profissionais da Equinix

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *