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O pensamento criativo e a transformação digital

O pensamento criativo e a transformação digital

by 15 de setembro de 2016 0 comments

* Por Nilson Yoshihara

Um movimento recente nas organiza√ß√Ķes tem se consolidado cada vez mais para a busca por solu√ß√Ķes inovadoras, que resolvam os novos desafios da transforma√ß√£o digital: o pensamento criativo ou Design Thinking.

O contexto √© relativamente simples de compreender: a chegada de novas tecnologias como mobile, cloud, social e big data mudam a forma como as pessoas podem e querem se relacionar com as empresas, e isso cria novos desafios e oportunidades para as organiza√ß√Ķes. O cidad√£o e o cliente hoje s√£o ‚Äúdigitais‚ÄĚ e querem se comunicar com os processos das empresas em tempo real, por meio de seus smartphones e perfis no facebook.

Entretanto, as organiza√ß√Ķes tradicionais precisam se preparar para esse cliente digital. A necessidade por solu√ß√Ķes r√°pidas e efetivas contribuiu para que essas empresas buscassem t√©cnicas e m√©todos para estimular as pessoas a pensar em solu√ß√Ķes inovadoras e √© a√≠ que entra o Design Thinking como processo capaz de trazer respostas para os novos desafios que surgem a cada dia.

O processo criativo sempre envolve uma fase de observa√ß√£o, na qual os participantes fazem uma imers√£o para entender a experi√™ncia do cliente com produtos e servi√ßos oferecidos pela organiza√ß√£o. A primeira mudan√ßa come√ßa a surgir nesta abordagem, j√° que esse processo √© focado nas pessoas e n√£o no produto. Pode parecer simples dizer que a organiza√ß√£o √© ‚Äúcustomer-centric‚ÄĚ, mas por tr√°s desse conceito, exige-se uma grande mudan√ßa de paradigma, em que a companhia tira o foco de seu portfolio de produtos e se concentra nas necessidades do cliente.

Essa nova abordagem ressalta a necessidade da organiza√ß√£o em compreender toda jornada do usu√°rio, seus pontos de contato e momentos de verdade com esse consumidor. O conhecimento dessa experi√™ncia √© crucial para que a empresa perceba quais os processos precisa mudar, caso contr√°rio ela poder√° elevar o seu risco de imagem. O processo de Design Thinking auxilia n√£o s√≥ a descoberta desta jornada, mas tamb√©m na gera√ß√£o de ideias para solu√ß√Ķes que curem as ‚Äúdores‚ÄĚ do cliente.

Experiência digital
√Č praticamente imposs√≠vel n√£o pensar em ideias que possam prover inova√ß√£o nas organiza√ß√Ķes sem considerar o cen√°rio de mundo digital que estamos vivendo. Durante a fase de constru√ß√£o de ideias no processo criativo, novos insights surgem considerando ferramentas e instrumentos que usamos no dia-a-dia – e isso inclui os dispositivos, as aplica√ß√Ķes e a experi√™ncia digital que todos n√≥s queremos ter.

Portanto, apesar de parecerem assuntos isolados, a pr√°tica do Design Thinking e as solu√ß√Ķes digitais est√£o conectados. A sociedade est√° mudando rapidamente em decorr√™ncia da transforma√ß√£o digital e essa profunda mudan√ßa cria possibilidades de novos neg√≥cios e servi√ßos. Por isso n√£o √© exagero afirmar que a ado√ß√£o da pr√°tica do pensamento criativo ganhou for√ßa pela necessidade de encontrar solu√ß√Ķes inovadoras em resposta √† revolu√ß√£o digital.

*gerente Técnico de Contas na Software AG

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