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O lado negro do marketing de conte√ļdo

O lado negro do marketing de conte√ļdo

by 26 de julho de 2016 0 comments

* Por Enio Klein

Hoje, em meio a uma crise econ√īmica e de confian√ßa, a preocupa√ß√£o principal de todas as empresas, principalmente as pequenas e m√©dias, tem origem na queda significativa do faturamento. Com alguma frequ√™ncia, sou chamado a estas empresas por consultores financeiros, daqueles que ajudam a estruturar o desequil√≠brio no caixa das organiza√ß√Ķes. Sem vendas, n√£o h√° como resolver a quest√£o, eles afirmam. E √© verdade. Contudo, na maior parte das vezes, os empres√°rios ou executivos sacam ideias que acham poder resolver o problema da noite para o dia. Basta atrairmos mais clientes!

Neste ponto, √© inevit√°vel discutirmos um assunto que est√° na cabe√ßa de todos os empres√°rios: o marketing digital, mais especificamente o marketing de conte√ļdo, mat√©ria prima para o mais famoso de todos, o inbound marketing. Antes de continuarmos, √© melhor a gente definir o que √© isso. O ponto de partida de uma estrat√©gia de sucesso para atrair clientes, segundo este conceito, √© gerar tr√°fego para o seu website, usando as ferramentas dispon√≠veis como e-mail marketing, links patrocinados, redes sociais ou o SEO (Search Engine Optimization.

O chamado marketing de conte√ļdo √© um conceito utilizado em conjunto com estas ferramentas com o prop√≥sito de levar conte√ļdo relevante (ou o que voc√™ acha relevante) para o seu mercado potencial, atraindo-o para sua empresa. Segundo os especialistas, √© o estado da arte na gera√ß√£o de leads, um mercado em expans√£o e que vai mudar tudo o que conhecemos sobre o marketing. Como na s√©rie Star Wars, √© a pr√≥pria ‚ÄúFor√ßa‚ÄĚ. E que a for√ßa esteja com voc√™! Sem vendas, voc√™ quebra.

Sem o marketing de conte√ļdo, voc√™ n√£o vai gerar mais leads. Logo, sem ele voc√™ vai quebrar √© a mensagem que temos ouvido. Embora parte desta √™nfase toda seja uma press√£o de fornecedores ‚Äď muitos de tecnologia ‚Äď pressionando o mercado de publicidade a andar por este caminho, √© verdade que o marketing digital pode ser um grande aliado das empresas de qualquer tamanho em seu esfor√ßo de vendas. Mas cuidado como esta ‚Äúfor√ßa‚ÄĚ! Ela tamb√©m tem o seu ‚Äúlado negro‚ÄĚ.

Um dos principais representantes deste ‚Äúlado negro‚ÄĚ √© a cren√ßa dos profissionais de marketing que, sendo suficientemente inteligente, voc√™ ir√° fazer o seu cliente pensar primeiro em voc√™ quando procurar alguma coisa em seu mercado. √Č um princ√≠pio do marketing de conte√ļdo, chamado ‚Äúlook smart‚ÄĚ. A maior parte do conte√ļdo disseminado com esse pretexto, infelizmente, s√≥ mostra os benef√≠cios a serem atingidos se o cliente usar o seu produto, e n√£o as raz√Ķes para que ele saia da in√©rcia e tenha estes benef√≠cios. Segundo o conceito, isto far√° com que seu potencial cliente se lembre de voc√™ apenas se ele estiver prestando aten√ß√£o no assunto.

Entretanto, ele poderá estar em uma situação onde a mudança necessária para que ele use seu produto seja grande, mas a necessidade de dar uma razão convincente para mudar, geralmente, é negligenciada. A armadilha é você capturar o lead, ele achar seu produto o máximo, mas simplesmente não se considerar preparado ainda para o próximo passo. E a venda não sai!

N√£o passa de curiosidade
Outro princ√≠pio do marketing de conte√ļdo √© ‚Äúseja √ļtil‚ÄĚ. ‚ÄúCrie conte√ļdo voltado para poss√≠veis dores que o cliente tenha‚ÄĚ. Voc√™ poder√° postar em um blog especializado um t√≠tulo como ‚ÄúAs Cinco Amea√ßas em Cyber Security‚ÄĚ ou at√© publicar um testemunho de cliente que se beneficiou com esta tecnologia. √Č muito frequente que seu potencial cliente nem tenha ideia destas dores ainda e, certamente, n√£o est√° procurando nada parecido com o que voc√™ esteja vendendo. Resultado: o interesse dele poder√° n√£o passar de simples curiosidade. Poder√° ser um lead qualificado, mas n√£o creio que voc√™ ir√° fechar um bom neg√≥cio a partir dele.

Finalmente, um √ļltimo princ√≠pio considerado no marketing de conte√ļdo √© o estar presente. Voc√™ vai estabelecer suas personas e entender onde elas est√£o e tratar de postar conte√ļdos em todos estes lugares. E voc√™ n√£o √© o √ļnico que faz isso. Seus concorrentes fazem, e os que n√£o concorrem com voc√™ tamb√©m. Assim, seu potencial cliente ir√° receber uma quantidade imensa de conte√ļdo o qual muito provavelmente n√£o ir√° digerir. O resultado √© que boa parte desta informa√ß√£o vai para o ‚Äúlixo‚ÄĚ, e voc√™, al√©m de n√£o se diferenciar de seu concorrente, ainda vai ser confundido com os n√£o concorrentes.

No fim do dia, voc√™ vai gerar conte√ļdo que cresce exponencialmente e consumir uma quantidade enorme de recursos para que voc√™ alimente este ‚Äúmonstro‚ÄĚ. A m√° not√≠cia √© que tem grandes chances de n√£o obter os resultados esperados. Os conceitos e ferramentas para o marketing digital s√£o importantes, vieram para ficar e poder√£o efetivamente ajuda-lo a vender mais se aplicados no contexto adequado. Cuidado com os ‚Äúcantos de sereia‚ÄĚ da solu√ß√£o f√°cil. Eles levar√£o voc√™ para o ‚Äúlado negro da for√ßa‚ÄĚ.

* CEO da K&G Sistemas e da SalesWays no Brasil

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