NOT√ćCIAS

O futuro do seu negócio está na interconexão

O futuro do seu negócio está na interconexão

by 22 de novembro de 2018 0 comments

Por Wellington Lordelo *

Preste aten√ß√£o em seu dia a dia e perceber√°, facilmente, o quanto o mundo se tornou digital. Faz parte da nossa rotina usar carros e bicicletas compartilhadas via aplicativos, ouvir m√ļsicas e assistir filmes por streaming, entre outras tantas atividades digitalizadas que j√° incorporamos em nossa vida. Toda essa transforma√ß√£o tecnol√≥gica de comportamentos, no entanto, tem trazido n√£o s√≥ mudan√ßas para n√≥s usu√°rios, mas principalmente para a empresas e os novos modelos de neg√≥cios.

Nesse cenário, vimos novas empresas nascendo e outras tradicionais fechando as portas. Mais do que uma nova era de serviços digitais, quero chamar a atenção para o que sustenta isso tudo isso: a interconexão, sem a qual não seria possível a construção dessa economia digital.

Quando falamos de interconex√£o, estamos nos referindo √† liga√ß√£o direta e privada entre operadoras de telecomunica√ß√£o, provedores de Cloud e Conte√ļdo, ind√ļstrias e dentro de data centers carrier-neutral. Em nossa √ļltima pesquisa divulgada, recentemente, mapeamos que a velocidade global dessa interconex√£o, atualmente,¬†a marca de 2.481 terabits por segundo.

Para 2021, a previs√£o √© de que alcan√ßar√° 8.214 Tb/s, mais que o triplo dos valores presentes. Hoje, 90% das rotas de internet mundial passam pelos nossos data centers, que acabam atuando como uma esp√©cie de ponto de troca de tr√°fego. Se olharmos somente para a Am√©rica Latina, mesmo sendo uma regi√£o com menor volume de interconex√£o, a estimativa √© crescer sua velocidade em 59%, em tr√™s anos, alcan√ßando 755 terabits por segundo. Aumento impulsionado, principalmente,¬†pela chegada de novos cabos submarinos e regionaliza√ß√£o de conte√ļdos e m√≠dias digitais assim como a pr√≥pria transforma√ß√£o do setor na regi√£o.

Come√ßamos a falar de interconex√£o, basicamente, na √©poca do boom da internet, quando as operadoras de telecom precisavam trocar dados. Quem n√£o se lembra de como era dif√≠cil usar a internet discada? Isso era problema de comunica√ß√£o entre as operadoras que estavam disponibilizando o servi√ßo. Depois, com o avan√ßo do com√©rcio eletr√īnico, primeira grande transforma√ß√£o digital que presenciamos, e todo o ecossistema que tem sido criado, gra√ßas a essas interconex√Ķes, sabemos que esse √© um mercado que todos querem usufruir.

Por√©m, antes de se lan√ßar aos neg√≥cios digitais, sua empresa precisar estar pronta para um crescimento exponencial e escal√°vel da infraestrutura de TI. O passo seguinte √© construir uma infraestrutura¬†que seja aderente √† interconex√Ķes para suportar conex√Ķes diretas e privadas com provedores de cloud e assim usufruir de um ambiente h√≠brido,¬†com bons parceiros para distribui√ß√£o de dados e seguran√ßa. Estar atento √†s regula√ß√Ķes pr√≥prias de cada pa√≠s ou regi√£o tamb√©m √© fundamental.

O que quero deixar claro é que sem interconexão, não haverá negócios digitais sustentáveis no futuro. Os modelos não serão economicamente eficientes e tampouco escaláveis.

Portanto, abrir-se para os novos comportamentos, conhecer bem as atuais cargas de trabalho digitais e construir uma Arquitetura Orientada à Interconexão dentro de uma plataforma global, é o que fará a diferença para o sucesso ou não das empresas na economia digital.

* Wellington Lordelo, gerente de Solution Marketing da Equinix

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *