NOT√ćCIAS

O desafio de produzir apresenta√ß√Ķes atraentes em outros idiomas

O desafio de produzir apresenta√ß√Ķes atraentes em outros idiomas

by 17 de dezembro de 2015 0 comments

Valéria Molina*

O que torna uma apresenta√ß√£o corporativa atraente para a audi√™ncia? Quais s√£o os aspectos a serem abordados para aumentar o interesse dos clientes e a probabilidade de aceita√ß√£o de uma proposta ou compra de produtos e servi√ßos? Depois de muitos anos de estudos sociol√≥gicos, realizados por cientistas altamente qualificados, h√° respostas coerentes para estas quest√Ķes, que apontam fatores fundamentais para inspirar comportamentos e, por consequ√™ncia, bons resultados nos neg√≥cios.

Estes estudos comportamentais s√£o refer√™ncias importantes para qualquer profissional, especialmente de vendas e de marketing, mas tamb√©m de √°reas t√©cnicas, porque podem contribuir de maneira decisiva para aumentar o poder de persuas√£o. Isto porque permitem o alinhamento da comunica√ß√£o com as tend√™ncias de comportamento, tornando as rela√ß√Ķes mais interessantes e eficazes.

Entre os princ√≠pios pr√°ticos apontados cientificamente est√£o: a necessidade de elaborar estas apresenta√ß√Ķes corporativas, procurando sempre oferecer mais de uma op√ß√£o de proposta, produtos e servi√ßos √†s diferentes expectativas da audi√™ncia; destacar os diferenciais e benef√≠cios diretos; dar exemplos de casos de sucesso junto a p√ļblicos com caracter√≠sticas semelhantes, o que referenda a aceita√ß√£o social da proposta.

Resumidamente, ao seguir estas recomenda√ß√Ķes, os respons√°veis pelas apresenta√ß√Ķes garantem a aten√ß√£o das pessoas e ampliam de modo consider√°vel as probabilidades de aceita√ß√£o e de concretiza√ß√£o de neg√≥cios, especialmente se a audi√™ncia √© composta por conterr√Ęneos, que falam o mesmo idioma e t√™m a mesma forma√ß√£o cultural.

Por√©m, quando a apresenta√ß√£o deve ser feita para estrangeiros, cuja cultura difere muito da existente no pa√≠s do apresentador, tendo uma forma de raciocinar e de ver o mundo completamente diferente, outros cuidados tornam-se necess√°rios. O ideal √© que a pessoa fa√ßa a apresenta√ß√£o no idioma nativo da audi√™ncia, buscando conhecer melhor os aspectos culturais e as diferentes vis√Ķes de mundo para cri√°-la de uma maneira mais emp√°tica, interessante e persuasiva. Simultaneamente, √© essencial que o apresentador domine esta l√≠ngua estrangeira para capturar a aten√ß√£o e viabilizar a intera√ß√£o, que √© essencial no mundo dos neg√≥cios.

Desta forma, se conclui que atualmente para elaborar apresenta√ß√Ķes comerciais ou t√©cnicas, que s√£o tarefas praticamente cotidianas para diferentes √°reas das companhias, √© fundamental que o profissional domine um segundo idioma. Esta, ainda, n√£o √© uma realidade no mercado corporativo nacional, mas precisa ser se as empresas brasileiras quiserem ampliar seus neg√≥cios com mercados externos a m√©dio e longo prazos.

Por isso, os profissionais que estão se preparando para ter proficiência ou já dominam um segundo ou terceiro idiomas têm um diferencial importante para a ascensão na carreira. Quem ainda não tem, precisa buscar a fluência nos idiomas mais demandados para os negócios das companhias para assegurar um futuro mais promissor.

A conclusão é que investir no aprendizado de outros idiomas é essencial para o sucesso das empresas no mercado corporativo, cada vez mais globalizado e interativo e a busca por este conhecimento tornou-se mais fácil e rápida. Atualmente, é oferecida no Brasil uma grande diversidade de cursos online para o aprendizado de até 30 idiomas, que podem ser cursados de acordo com as demandas empresariais e a disponibilidade de agenda dos profissionais, que podem estudar em qualquer hora e em qualquer lugar. Não há tempo a perder, especialmente em momentos críticos para a economia do País como o atual.

*Valéria Molina, diretora de Marketing da Rosetta Stone do Brasil

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna ‚Äď www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional ‚Äď www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *