NOTÍCIAS

Novo ransomware quer transformar você em criminoso digital

Novo ransomware quer transformar você em criminoso digital

by 9 de dezembro de 2016 0 comments

Um novo ransomware pode levar usuários a entrarem no mundo do crime virtual. Chamado de Popcorn Time (mesmo nome do programa de compartilhamento de vídeo), esse malware opera de modo semelhante aos Crysis Ransomware e TeslaCrypt. Após infectar uma máquina, ele começa a criptografar dados. Podem ser pastas ou um HD inteiro, não importa, tudo fica sem qualquer chance de ser acessado. É uma espécie de sequestro digital.

Contudo, a diferença do Popcorn Time Ransomware é o pedido de resgate. Em geral, os ransomwares exigem unicamente dinheiro para liberar os dados criptografados. Após o travamento, aparece uma tela com o valor (em geral em moeda virtual bitcoin) e o modo para fazer o depósito (sempre em algum país isolado e com poucas regras para isso). Mas o Popcorn Time faz mais do que isso. Para destravar o HD, ele dá a opção para que o usuário infecte outros dois computadores.

O novo tipo de exigência e o novo ransomware foram descobertos pelo MalwareHunterTeam. Eles alertam que parece uma forma nova de aumentar os valores do resgatem em esquema de pirâmide. Em vez de um resgate, os criminosos pode conseguir dois, depois quatro, depois 16 e assim por diante em expansão geométrica.

Prazo
O Popcorn Time é ainda mais assustador. A mensagem que aparece para o usuário diz que ele só tem sete dias para se decidir. Pagando o resgate ou se tornando comparsa, o prazo final é imutável. Após esse período, a chave que servirá para descriptografar os dados será sumariamente deletada e tudo ficará impossível de ser acessado novamente.

Alguns ransomwares já possuem chaves conhecidas e são facilmente destravados após o ataque. Mas no número desse tipo de infecções tem aumentado mais do que as empresas de segurança conseguem decifrar seu funcionamento. No caso do Popcorn Time não é diferente. Ele ainda não tem uma salvação. E pior. Se o usuário tentar destravá-lo mais de três vezes com chaves erradas, ele começa a deletar os dados que sequestrou.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *