NOT√ćCIAS

Novo Focus fortalece compromisso da Ford com inovação tecnológica

Novo Focus fortalece compromisso da Ford com inovação tecnológica

by 13 de maio de 2015 0 comments

N√£o foi um evento de novidades, mas sim de reafirma√ß√£o e consolida√ß√£o da Ford na busca por inova√ß√Ķes tecnol√≥gicas que ampliem os benef√≠cios para os usu√°rios dos seus ve√≠culos e contribuam para a transforma√ß√£o da mobilidade e da conectividade pelas estradas do mundo. Com essa bandeira, foi apresentado o novo Focus, impregnado de sensores que ir√£o possibilitar a gera√ß√£o de uma avalanche de dados estimada em 25GB, por hora. Isso, por cada Focus, ou modernos ve√≠culos Ford. Essa futura gera√ß√£o do Focus deve chegar ao mercado no segundo semestre na Am√©rica do Sul, incluindo o Brasil.

Entre as novas tecnologias do Focus estão o sistema de conectividade Sync com AppLink, que permite o acesso a aplicativos de smartphones por comandos de voz; a Assistência de Emergência, que faz ligação automática ao Samu, em caso de acidente; o estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares; e a assistência de frenagem de emergência (Active City Stop), que para o carro ao detectar a possibilidade de colisão a até 50 km/h.

Estacionamento autom√°tico e assistente de frenagem de emerg√™ncia contribu√≠ram para dar ao novo Focus o t√≠tulo de carro m√©dio mais inovador no pr√™mio AutomotiveINNOVATIONS, realizado este m√™s na Alemanha. Na mesma premia√ß√£o, que avaliou mais de 1, 2 mil inova√ß√Ķes t√©cnicas de 18 grupos globais de autom√≥veis, a Ford tamb√©m foi eleita a Marca de Volume Mais Inovadora.

Al√©m de ser um dos carros mais vendidos do mundo, com mais de 13 milh√Ķes de unidades, o Ford Focus foi o primeiro carro produzido na Am√©rica do Sul a receber a classifica√ß√£o m√°xima de cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP.

Segundo Marcio Alfonso, diretor de Engenharia da Ford Am√©rica do Sul, o sistema Sync mostra o pioneirismo da montadora em sistemas de conectividade embarcados, com comandos de voz para opera√ß√£o do celular, r√°dio e climatiza√ß√£o do ve√≠culo, sem a necessidade de tirar as m√£os do volante. “Com o sistema AppLink, o Sync tamb√©m passou a acessar aplicativos de smartphones que abrem v√°rias op√ß√Ķes de informa√ß√£o, entretenimento e conveni√™ncia, inserido no conceito de conectividade com seguran√ßa”, explica Alfonso.

A Assistência de Emergência, já oferecida também em outros modelos da Ford, como novo Ka, New Fiesta, EcoSport e Ranger, faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência, Samu, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível. Uma preocupação imprescindível para que a tecnologia ganhe contornos mais humanos e sociais.

O Estacionamento Autom√°tico que ser√° introduzido no Brasil com o novo Focus funciona com o apoio de sensores e c√Ęmera e √© capaz de manobrar tanto em vagas paralelas como perpendiculares, sem que o motorista precise mexer no volante. Al√©m de tornar a dire√ß√£o mais simples, contribui para pavimentar o caminho do futuro carro aut√īnomo.

O Assistente de Frenagem de Emerg√™ncia √© outra tecnologia inovadora voltada para a seguran√ßa. Tamb√©m conhecido como Active City Stop, ele conta com sensores que monitoram o tr√°fego e, ao detectar a possibilidade de uma colis√£o, reduz a velocidade e aciona os freios do ve√≠culo. Ele opera em velocidades de at√© 50 km/h e ajuda a evitar acidentes causados por desaten√ß√£o no tr√Ęnsito.

Reforçando a estratégia de inovação
O discurso de Steven Armstrong, presidente da Ford Am√©rica do Sul, que esteve presente ao evento, como n√£o poderia deixar de ser, reiterou que a empresa quer ser vista, muito al√©m do DNA automotivo, tamb√©m como uma companhia de tecnologia. “Estamos trabalhando para antecipar as necessidades e desejos dos consumidores, especialmente em conectividade, mobilidade e ve√≠culos aut√īnomos, e para tornar essas tecnologias acess√≠veis para todos, n√£o apenas para os consumidores de luxo.”

Foi um refor√ßo √† fala do presidente e CEO da Ford, Mark Fields, durante a feira de tecnologia, a Consumer Eletronics Show (CES), que aconteceu em janeiro deste ano em Las Vegas (EUA), quando anunciou o novo Plano de Mobilidade Inteligente da companhia. “N√£o queremos ser somente uma ind√ļstria de ve√≠culos, mas tamb√©m de mobilidade, no sentido de revolucionar a forma como o mundo se move”, disse ele na ocasi√£o, acrescentando ser prioridade da Ford oferecer ve√≠culos acess√≠veis √†s massas, com o objetivo maior de, efetivamente, melhorar a vida dos usu√°rios. E est√£o aquecendo essa estrat√©gia com o carro de entrada da montadora, o novo Ka. Vamos torcer.

Por outro lado, o líder global da área de inovação da Ford, Ken Washington, faz coro e alerta que o desafio da mobilidade está associado a quatro grandes tendências mundiais: o avanço da população urbana, o crescimento da classe média, a sustentabilidade ambiental e as mudanças de hábitos e prioridades dos consumidores, criando novos modelos de negócios.

“Vemos um mundo onde os ve√≠culos se comunicam uns com os outros, os motoristas e ve√≠culos se comunicam com a infraestrutura da cidade para evitar congestionamentos e as pessoas compartilham ve√≠culos e m√ļltiplas formas de transporte em seus deslocamentos di√°rios”, relata e d√° como exemplo o aplicativo gratuito Waze, que direciona e redireciona rotas mais livres aos motoristas que tamb√©m podem interagir nesse processo, driblando o tr√Ęnsito pesado.

No centro da estrat√©gia de sustenta√ß√£o da inova√ß√£o, est√° o Centro de Pesquisa e Inova√ß√£o em Palo Alto, inaugurado em 2012. “√Č preciso ouvir as pessoas e entender suas necessidades para poder atend√™-las de maneira adequada. O centro proporciona essa intera√ß√£o com a comunidade”, afirma Washington, para quem o futuro parece estar logo ali.

 

Acessse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *