NOTÍCIAS

Nokia assina contrato de patentes com Huawei

Nokia assina contrato de patentes com Huawei

by 21 de dezembro de 2017 0 comments

A finlandesa Nokia anunciou nesta quinta-feira, 21 de dezembro, que assinou um contrato de distribuição de patentes com a chinesa Huawei. O acordo está em âmbito confidencial e ambas as companhias divulgaram somente o fato de mercado. Mas a Nokia adiantou que frutos dessa negociação serão sentidos em breve no balanço da companhia, provavelmente ainda no quarto trimestre.

A Nokia tem feito da distribuição de patentes um negócio interessante. A empresa que já foi a número um no mercado de mobilidade, com seus celulares confiáveis e robustos, perdeu força com a chegada dos smartphones mais inteligentes e nunca conseguiu superar esse percalço histórico. Com o tempo, começou a se dedicar a equipamentos de redes de telecomunicações, que fazem a infraestrutura para as operadoras distribuírem sinal para os clientes e empresas montarem redes próprias. Isso tem representado 90% do negócio da companhia nos últimos anos.

As patentes ainda são uma fração dos números da empresa, mas representam grande potencial de faturamento no futuro, por serem mais rentáveis. Historicamente, a finlandesa sempre se beneficiou de patentes, sendo as suas próprias quase um negócio à parte durante os anos dourados dos celulares comuns.

O mercado de equipamentos de rede vem passando por uma estagnação, com poucas compras e as operadoras parecendo guardar investimentos para um salto rumo ao 5G e internet das coisas (IoT). A Nokia recentemente assinou acordos de licenciamento com fabricantes de celulares, incluindo Apple, Samsung Electronics, LG e Xiaomi.

Retorno
Em 2017, a Nokia voltou ao mercado de dispositivos para consumo final, mostrando alguma força, com o Nokia 8, fabricado pela HMD, e com projetos para novos aparelhos. Em que pese esse retorno, a companhia vê nas patentes um meio mais seguro de crescer. Além do próprio legado original, os acordos com outros fabricantes mostram-se interessantes, já que essas marcas hoje mais conhecidas, precisam da expertise da Nokia para impulsionar inovações e portfólio mais abrangente de aparelhos.

O anúncio do acordo com a chinesa Huawer fez as ações da Nokia subirem 2,7% na abertura do mercado. . .

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *