NOTÍCIAS

Natura inaugura em Itupeva seu mais moderno centro logístico das Américas

Natura inaugura em Itupeva seu mais moderno centro logístico das Américas

by 8 de maio de 2015 0 comments

A Natura inaugura em Itupeva, interior de São Paulo, o mais moderno hub logístico das Américas, com tecnologia inédita que tem como diferencial o armazenamento de caixas e pallets, gerenciadas por um software WMS (Warehouse management systems) customizado. Somente outros dois centros da companhia utilizam essa tecnologia, que são os localizados na Suíça e Austrália. O investimento na tecnologia foi R$ 73 milhões.

O uso desse software permite ao centro montar pallets mistos. “Dessa forma o espaço de armazenagem é totalmente aproveitado, o tempo de estoque é menor e reduziremos a emissão de gás carbônico nas viagens para o Norte e Nordeste, pois aproveitaremos ao máximo o espaço das carretas”, explica Josie Peressinoto Romero, vice-presidente de operações e logística da Natura.

Outra novidade é o circuito São Paulo 100% automatizado. Isso significa que uma carreta especialmente desenvolvida pela Natura é carregada em Cajamar com produtos acabados, descarregada no hub em Itupeva, montada novamente com produtos solicitados pelo centro de distribuição de São Paulo e por fim, descarregada na capital paulista sem nenhum contato humano.

O processo de retirada e abastecimento de produtos desta carreta especial leva 5 minutos. “Montamos toda a carga fora do caminhão e depois, através de um sistema de esteiras motorizadas e elevadores, transportamos tudo para o interior da carreta”, explica Angel Medeiros diretor de Inovação Logística da Natura. O mesmo processo, de forma inversa, é feito para receber a carreta.

Hub é um grande armazém onde se estoca apenas produtos acabados. A unidade da Natura armazenará 100% dos produtos de fabricação interna e por seus parceiros instalados em cidades próximas a Itupeva.

Desse local sairão cargas para oito centros de distribuição espalhados pelo Brasil e também para os países onde a empresa mantém operação internacional: Peru, Argentina, Colômbia, México, Chile e França. Em média serão movimentadas 60 carretas por dia.

“Estamos em localização privilegiada. O aeroporto de Viracopos e o porto de Santos são próximos, muitos de nossos parceiros e a principal fábrica da Natura ficam muito perto do hub. Dessa forma conseguiremos escoar nossa produção ainda mais rapidamente”, explica Josie Romero.

Para operar o sistema, cuja implementação contou com o apoio institucional da Investe São Paulo, foram gerados cerca de 180 empregos diretos e indiretos. A mão de obra é capacitada para fazer o hub funcionar com a mais alta tecnologia. O empreendimento começa a operar plenamente neste mês de maio e deve movimentar cerca de três mil pallets por dia.

Raio X do Hub Natura
35 mil m2 de área construída
90 mil posições pallets
13 transelevadores de pallets
20 Navettes para armazenagem de caixas
2 robôs de despaletização automática
2 robôs de paletização automática (inclui pallets mistos)
2 esteiras telescópicas (carga à granel)
3,6 milhões de caixas
35 mil posições caixas
60 carretas por dia
Carregamento de carreta à granel em 2 horas
3 mil pallets por dia
180 empregos diretos e indiretos

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *