NOTÍCIAS

Mudamos porque a tecnologia da informação (TI) mudou

Mudamos porque a tecnologia da informação (TI) mudou

by 10 de novembro de 2015 1 comment

Por Guido Orlando Jr.* e Gilberto Pavoni Jr.**

As novidades que colocamos no VOIT nas últimas semanas mostram que
há algo novo na tecnologia. Tudo está se transformando e não podíamos ficar de fora

A indústria de tecnologia é algo em constante evolução. Lembro que quando começamos a trabalhar com isso a grande novidade era uma nova forma colorida e simples de usar o computador. Era o Windows chegando para substituir o sistema DOS. Recordamos também de muitos comentários de gente da computação da época: “isso é frescura”, “não vai dar em nada”, “estava bom do jeito que estava”. Guardem essas frases e vamos dar um salto de algumas décadas até os dias de hoje.

Atualmente a tecnologia vive uma de suas mais vibrantes evoluções. Ela é absolutamente popular e simples, sendo usada por técnicos, nerds e nossas mães, o vizinho aposentado, o grande executivo e o ambulante da pracinha. Não é exagero dizer que a tecnologia está em todo lugar e tudo é tecnologia.

E isso é só o começo. Estamos já navegando no que era considerado tendência há dois ou três anos. Redes sociais, mobilidade, analytics e cloud computing (SMAC) estão dando frutos e lucros. A internet das coisas, que era algo para daqui a cinco ou dez anos, tem lançamento semanal. Drones tornaram-se um dos mais legais “periféricos” para seu smartphone e vários modelos novos de negócio são baseados nesses aparelhos voadores. A realidade aumentada e a realidade virtual estão com lançamentos bombásticos prometidos para o ano que vem. E tem muito mais coisa nova acontecendo.

No meio desse SMAC e inovações, com 30% das empresas de TI ameaçadas de desaparecerem do mercado e com a transformação digital prometendo ser o novo eldorado da tecnologia, adivinhem as frases que mais são pronunciadas por quem viveu uma época de glorias, porém ultrapassada da tecnologia (principalmente a TI corporativa como conhecíamos)? Isso mesmo! As mesmas frases de quando o Windows substituiu o DOS.

Medo? Excesso de confiança? Incompetência? Burrice? Desconhecimento? É a aposentadoria chegando e essa vontade de deixar o problema para o sucessor? Não sabemos. Mas resolvemos ser a voz dessa mudança. Por isso, o VOIT tem se transformado nas últimas semanas e, hoje, concluímos esse projeto com uma nova logomarca e tag line do portal.

O VOIT agora é – “A Voz da Tecnologia e Informação”
Logo_Portal VOIT_slogan

Porque é isso que realmente está mudando tudo. A tecnologia e o modo como criamos, usamos e compartilhamos informações é o que está trazendo novas oportunidades e ideias para transformar nossas vidas e negócios. Durante as últimas semanas temos priorizado isso, substituindo o menu antigo pelo novo, totalmente SMAC.

Várias notícias que jamais apareceriam num site de TI estão aqui. E isso é a cara do mundo. Conhecemos dezenas de grandes executivos que adoram saber a última piada da Internet e – melhor do que isso –, sabem que ali está a semente de uma nova estratégia porque aquele é o retrato do seu cliente e consumidor.

Já nossa logomarca é bem fácil de explicar. A TI ficou chata. Sisuda. Ficou fria e distante. OK, ficou pra lá de pernóstica. O colorido, então, é proposital. A nova tecnologia é lúdica é algo para mudar e encaixar como se fossem blocos. Tecnologia precisa voltar a ser alegre, algo que dá prazer. Os usuários já descobriram isso. Algumas empresas não.

As que já descobriram que a TI de agora é “tecnologia e informação” e não mais “tecnologia da informação” já estão aí destacadas no VOIT. Passeie um pouco pelo site, veja essas mudanças e mande-nos seu feedback.

*Guido Orlando Jr. é diretor de conteúdo do Portal VOIT

**Gilberto Pavoni Jr. é diretor editorial do Portal VOIT

1 Comment so far

Seja o Primeiro a Comentar Este Post
  1. Rene
    #1 Rene 10 novembro, 2015, 14:37

    Muito bom, Guido. Movimentos são sempre necessários. Parabéns.

    Reply this comment

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *