NOT√ćCIAS

Mozilla critica Microsoft por atualização do Windows 10

Mozilla critica Microsoft por atualização do Windows 10

by 31 de julho de 2015 0 comments

O lan√ßamento do Windows 10, dia 29 de julho, j√° tem a primeira grande pol√™mica de mercado. Chris Beard, CEO da criadora do navegador web Firefox, a Mozilla, emitiu uma carta p√ļblica para o novo chefe da Microsoft, Satya Nadella, na qual faz duras cr√≠ticas ao modelo escolhido de atualiza√ß√£o. Quem usa vers√Ķes antigas do sistema operacional come√ßou a baixar o novo produto da Microsoft logo nas primeiras horas do dia. Muitos notaram que houve substitui√ß√£o da configura√ß√£o escolhida para navegar na internet.

Durante a atualiza√ß√£o, o Edge (novo navegador da Microsoft) se torna padr√£o mesmo que o usu√°rio tenha escolhido um concorrente como o Firefox ou o Chrome. O texto √© educado, mas muito duro. Come√ßa com um ‚ÄúEstou escrevendo para voc√™ sobre um aspecto muito preocupante do Windows 10‚Ä≥. E logo depois fica mais incisivo: ‚Äú√Äs vezes vemos grande progresso, quando produtos de consumo respeitam os indiv√≠duos e suas escolhas. Com o lan√ßamento do Windows 10, contudo, estamos profundamente desapontados ao ver a Microsoft dar um passo t√£o dram√°tico para tr√°s‚ÄĚ. Em um post no blog oficial da Mozilla, Beard foi ainda pol√™mico ao lembrar antigas a√ß√Ķes antitruste que a Microsoft foi envolvida, deixando um ar de: ser√° que n√£o aprenderam nada. O executivo se referia ao ano de 2009 quando a atualiza√ß√£o dos sistemas operacionais Windows tamb√©m causaram a mesma dificuldade. A repercuss√£o e a amea√ßa de multas dos √≥rg√£os de controle europeus fez a Microsoft mudar o modo radical como colocava seus produtos nos computadores dos usu√°rios

Confira o texto completo da carta:

Carta aberta ao CEO da Microsoft: Não retroceda quanto à escolha e ao controle

Satya,

Estou escrevendo para falar com você a respeito de um aspecto muito preocupante do Windows 10. Especificamente, pelo fato de que a experiência da atualização parece ter sido projetada para renegar a escolha que seus clientes têm feito sobre a experiência de Internet que eles querem ter, e substituí-la com a experiência de Internet que a Microsoft quer que eles tenham.

Quando vimos pela primeira vez a experiência do upgrade do Windows 10 que tira a escolha dos usuários, ignorando de fato suas preferências já existentes para o navegador da Web e outros aplicativos, entramos em contato com a sua equipe para discutirmos este assunto. Infelizmente, não houve nenhum resultado nem qualquer progresso significativo, por isso, o motivo desta carta.

Compreendemos que ainda √© tecnicamente poss√≠vel preservar as configura√ß√Ķes e padr√Ķes anteriores dos usu√°rios, mas o design de toda a experi√™ncia de upgrade e as APIs das configura√ß√Ķes padr√£o foram alteradas para tornar isso menos √≥bvio e mais dif√≠cil. Agora √© necess√°rio mais do que o dobro de n√ļmero de cliques, rolar atrav√©s de conte√ļdos e alguma sofistica√ß√£o t√©cnica para as pessoas reafirmarem as escolhas que tinham feito previamente em vers√Ķes anteriores do Windows. √Č confuso, dif√≠cil de navegar e f√°cil de se perder.

A Mozilla existe para oferecer escolhas, controle e oportunidades para todos. Criamos o Firefox e outros produtos por esta razão. Por isso também construímos a Mozilla como uma organização sem fins lucrativos. E trabalhamos para que a experiência com Internet, além de nossos produtos, represente esses valores o máximo que podemos.

Às vezes vemos grande progresso, quando produtos de consumo respeitam os indivíduos e suas escolhas. Com o lançamento do Windows 10, contudo, estamos profundamente desapontados ao ver a Microsoft dar um passo tão dramático para trás.

Essas mudan√ßas n√£o nos trazem inquieta√ß√Ķes porque n√≥s somos a organiza√ß√£o que faz o Firefox. Eles trazem inquieta√ß√Ķes porque h√° milh√Ķes de usu√°rios que gostam do Windows e que est√£o vendo suas escolhas serem ignoradas, al√©m de porque h√° um aumento da complexidade colocado no caminho de todos se e quando eles quiserem fazer uma escolha diferente do que o que prefere a Microsoft.

N√≥s pedimos fortemente que voc√™ reconsidere sua t√°tica de neg√≥cios nesse caso e, mais uma vez, respeite o direito de escolha das pessoas e o controle de suas experi√™ncias online, tornando mais f√°cil, √≥bvio e intuitivo para as pessoas manter as escolhas que eles j√° fizeram por meio deste upgrade. Deve ser mais f√°cil para as pessoas declararem novas escolhas e prefer√™ncias, n√£o apenas para outros produtos da Microsoft, atrav√©s das APIs das configura√ß√Ķes padr√£o e interfaces de usu√°rio.

Por favor, dê a seus usuários a escolha e o controle que eles merecem no Windows 10.

Chris Beard
CEO, Mozilla

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Coment√°rio

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Coment√°rio Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um coment√°rio.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *