NOTÍCIAS

“Motoristas zumbis” do Uber apavoram usuários na China

“Motoristas zumbis” do Uber apavoram usuários na China

by 22 de setembro de 2016 0 comments

Não está sendo fácil acompanhar todas as polêmicas sobre o Uber, app de transporte alternativo nas grandes cidades. A rixa com os taxistas tem sido o tema menos complicado. Entre notícias diárias de proibições, futuro com carros autônomos e novas regulamentações imaginadas por gestores públicos, a China emite um alerta assustador. Fotos de motoristas caracterizados como zumbis, ou fantasmas, estão se espalhando entre esses prestadores de serviço e isso está amedrontando os usuários.

Dezenas de passageiros estão relatando os perfis de motoristas horripilantes. As fotos são tratadas em programas de edição de imagens para parecerem realmente assustadoras. Com isso, muitas corridas estão sendo canceladas de última hora, assim que o passageiro recebe a confirmação com a fotografia do motorista.

O site Sixth Tone aponta que isso está longe de ser uma brincadeira de Halloween antecipada. A prática é uma gatunagem que deve, em breve, ser banida do serviço. Ao cancelar a corrida nessa etapa do procedimento, o passageiro é obrigado a pagar uma multa. Esse dinheiro é revertido ao motorista, que assim ganha sem fazer o transporte e tem mais tempo para outro passageiro.

ghostuber2

Alguns dos motoristas “zumbis” do Uber que estão apavorando passageiros chineses

A multa é irrisória, alguns yuans, em caso de cancelamento repentino. Pode chegar a um pouco mais se o passageiro entrar no carro e iniciar o trajeto. Os casos são previstos, mas o dinheiro é realmente migalha. Não chegaria, na maioria desses ocorridos, a R$ 10.

Invasão de zumbis
Os relatos de motoristas com fotos de zumbis espalharam-se pela China. Os perfis fantasmagóricos foram avistados em várias das grandes metrópoles do país, como Pequim, Xangai, Tianjin e Zhengzhou. O Uber opera em mais de 60 cidades chinesas e realiza mais de 150 milhões de corridas por mês.

Alguns casos estão sendo tratados pelo Uber como uma prática irregular e já existem passageiros que prestaram queixas e foram reembolsados pela empresa.

O surgimento dos perfis com fotos zumbis mostra que uma tecnologia recente adotada pela empresa não está funcionando como deveria. No início de 2016, o Uber incluiu um reconhecimento facial para identificar motoristas. O sistema captura uma imagem na primeira vez que o prestador de serviço se cadastra e repete esse procedimento periodicamente. As fotos fantasmagóricas não deveriam aparecer para os passageiros.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *