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Motoristas reclamam que tecnologia em carros ultrapassou o sinal amarelo

Motoristas reclamam que tecnologia em carros ultrapassou o sinal amarelo

by 27 de agosto de 2015 0 comments

A infinidade de instrumentos tecnol贸gicos nos novos ve铆culos tem sido a estrat茅gia mais usada pelas montadoras na hora de atrair o consumidor. Cifras bilion谩rias t锚m sido investidas todos os anos para oferecer novidades como acesso remoto ao ve铆culo e at茅 a dire莽茫o aut么noma. Mas uma pesquisa rec茅m-divulgada nos Estados Unidos mostra que as empresas talvez precisem tirar um pouco o p茅 do acelerador quando o assunto 茅 embarcar tecnologia nos autom贸veis.

A JD Power investigou as experi锚ncias dos motorista nos primeiros 90 dias de seus carros novos e descobriu que os propriet谩rios n茫o tinham usado nem metade dos recursos oferecidos. Algumas ferramentas como o concierge n茫o foram usados por 43% e wi-fi por 38%. O sistema de estacionamento autom谩tico foi ignorado por 35% dos entrevistados e aplicativos embutidos, por 32%. Mais de 20% dos motoristas afirmaram ainda que dispensar茫o em seus pr贸ximos ve铆culos pelo menos 14 funcionalidades como a Apple e Google CarPlay Auto Android, servi莽os de concierge e mensagens de texto por voz.

CarPlayGoogle

Automotivas e empresas de tecnologia querem agradar ao consumidor, mas tudo est谩 indo r谩pido demais

Um dado curioso 茅 que, entre os entrevistados da gera莽茫o Y, 23% afirmaram que n茫o se importam em ter carros com sistemas de entretenimento e conectividade. 鈥淓m muitos casos, os propriet谩rios simplesmente preferem usar seu smartphone ou tablet, pois atende as suas necessidades; eles est茫o familiarizados com o dispositivo. 脡 preciso pensar que uma tecnologia de conectividade que n茫o 茅 utilizada resulta em milh玫es de d贸lares perdidos por consumidores e fabricantes鈥, disse Kristin Kolodge, diretor-executivo da JD Power.

Muitos motoristas demonstraram tamb茅m dificuldades em utilizar as ferramentas. Reclamaram da falta de aten莽茫o de seu revendedor em explicar a funcionalidade. Outros nem mesmo sabiam que da tecnologia dispon铆vel no autom贸vel. Ainda de acordo com a pesquisa, os motoristas est茫o menos preocupados com as tecnologias de conectividade e preferem ferramentas que melhorem a experi锚ncia de dirigir e a seguran莽a como computador de bordo, detectores de ponto-cego e controle de cruzeiro adaptativo.

Mais intuitiva

Para Kolodge, as concession谩rias precisam oferecer apoio ao motorista nos primeiros 30 dias de uso do carro para que ele se familiarize com as novas ferramentas. 鈥淥s concession谩rios dever茫o
desempenhar um papel fundamental para explicar a tecnologia para consumidores. Mas tamb茅m 茅 responsabilidade das montadoras projetar a tecnologia mais intuitiva鈥, disse Kolodge. 鈥淥s fabricantes de autom贸veis tamb茅m precisa explicar a tecnologia para a equipe concession谩ria e
trein谩-los sobre a forma de demonstr谩-lo aos propriet谩rios鈥, refor莽ou. (do Radar Nacional)

 

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