NOTÍCIAS

Mobilidade empresarial, uma necessidade

Mobilidade empresarial, uma necessidade

by 2 de fevereiro de 2015 0 comments

por Luis Banhara*

A mobilidade empresarial não é novidade. Faz tempo que foi impulsionada pela necessidade dos executivos de participar de reuniões, dentro e fora do escritório, levando com eles todas as informações e dados estratégicos para as tomadas de decisão.

Com a acelerada evolução da tecnologia, o desenvolvimento de aplicativos móveis e a expansão das redes sem fio, os escritórios agora podem ser transportados com facilidade para todo canto, a qualquer hora, acondicionados nos mais variados dispositivos móveis como notebooks, tablets e smartphones.

Indiscutivelmente, a mobilidade mudou as regras do jogo na cadeia de negócios, que inclui dirigentes de corporações, colaboradores e parceiros. Ela revolucionou o modelo de negócios nos mais variados setores da economia, no Brasil e no mundo, impactando na produtividade e consequentemente na competitividade empresarial.

No setor de educação, por exemplo, em que a internet está cada vez mais presente, tecnologias como virtualização de desktops e computação em nuvem oferecem uma infinidade de possibilidades.  Um número crescente de estudantes busca cursos de ensino a distância e frequentam aulas virtuais, que permitem acessar e compartilhar materiais de maneira rápida e segura. Da mesma maneira, campi virtuais e websites visivelmente melhoram a comunicação interna de instituições de educação, que passaram a oferecer, entre outros benefícios, inscrições e consultas online.  Com isso, os estudantes têm acesso às tecnologias mais recentes além de soluções para a virtualização de dados.

A tecnologia é ainda mais vital e estratégica em setores que possuem ambientes de TI de missão crítica, como o financeiro. Ela é fundamental para organizar e direcionar milhares de consultas e operações bancárias que são realizadas diariamente.  Essas soluções também permitem manter a segurança das informações e alinhar-se aos padrões de segurança exigidos por bancos, seguradoras e outras instituições financeiras.

No setor de saúde, os médicos estão sempre correndo contra o tempo: quanto mais ágil a definição do diagnóstico, mais rapidamente será traçada a estratégia do tratamento. Para facilitar esse processo, a tecnologia possibilita aos médicos o acesso fácil e rápido a históricos clínicos, com informações sobre o paciente, exames antigos e recentes, tudo isso por meio de dispositivos móveis como smartphone ou tablet.

Além da rapidez do acesso, ferramentas de virtualização e MDM (Gestão de Dispositivos Móveis) garantem total segurança nesse processo. Podem ser criados ambientes móveis de TI, específicos para médicos, no sistema, com todos esses serviços. Podem ser criados ambientes específicos para cada uma das especialidades médicas, permitindo que cada profissional (médico, enfermeira, administrador ou executivo) tenha único ponto de acesso instantâneo a todos os recursos necessários para garantir os melhores resultados e experiências para o paciente.

O mesmo acontece no setor público, em que a mobilidade moderniza processos, tornando-os mais ágeis e eficientes, beneficiando a população. Ela simplifica operações, que antes geravam incontáveis pedaços de papel, e ainda ajuda a reduzir os custos de infraestrutura e administração. A virtualização também agiliza os processos de trabalho, garantindo acesso seguro às informações de qualquer lugar ou dispositivo.

A mobilidade é a chave para vários setores e o próximo passo é a criação de espaços de trabalho móveis. Uma estratégia móvel deve abordar três requisitos fundamentais para ser eficaz: as pessoas devem ser capazes de trabalhar da mesma maneira que atuariam em seus escritórios, com acesso total a aplicativos e dados; elas precisam da capacidade de interagir e de colaborar com seus colegas como se estivessem juntos fisicamente o mesmo lugar; e o departamento de TI deve ser capaz de assegurar e de controlar as informações corporativas, garantindo proteção, privacidade e compliance.

*Luis Banhara é diretor geral da Citrix no Brasil

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *