NOTÍCIAS

Ministério da Defesa quer criar estatal de tecnologia

Ministério da Defesa quer criar estatal de tecnologia

by 20 de junho de 2016 0 comments

O Ministério da Defesa negocia com a Casa Civil e a equipe econômica do governo interino de Michel Temer a criação de duas novas empresas estatais. Uma seria voltada a projetos e tecnologia inovadora, inclusive de satélites e radares e, primeiramente, teria o nome de Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. (Alada). A outra teria como meta operacionalizar parte das atividades de controle do espaço aéreo. Essa ainda sem nome.

As duas empresas ficariam sob a alçada do Comando da Aeronáutica e, essencialmente, seriam uma forma de criar condições legais para que os recursos obtidos com tarifas aeroportuárias entrem diretamente nos cofres da Aeronáutica, sem ter de passar previamente pelo Tesouro Nacional, como ocorre hoje. Para o ministro da Defesa, Raul Jungmann, seria ainda uma forma de fazer valer a “criatividade” para enfrentar a crise fiscal e a falta de recursos para investimentos.

Redução de custos
O pedido para criação das empresas é parte do Programa de Reestruturação Administrativa e Operacional da Aeronáutica”, que tem como objetivo modernizar a Força Aérea Brasileira (FAB) até 2041, quando a corporação completa 100 anos. A iniciativa, de acordo com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nival Rossato, seguiria uma “tendência internacional de otimização de recursos, com redução de custos e de efetivo”. Como exemplo, citou que algumas bases da FAB, como as de Fortaleza, Recife e Florianópolis, ficariam mais enxutas. Hoje, a FAB conta com um efetivo de 75 mil servidores da ativa, incluindo civis.

A intenção do comando, porém, é reduzir o pessoal de carreira e reduzir os custos em até 50% contratando jovens formados nas mais diferentes áreas, desde a medicina ao jornalismo, com contratos por oito anos. Esses profissionais, como contrapartida, receberiam uma formação sólida e sairiam da Aeronáutica com um bom currículo para disputarem seus espaços no mercado de trabalho.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *