NOTÍCIAS

Maior ataque DDoS já feito compromete a internet das coisas

Maior ataque DDoS já feito compromete a internet das coisas

by 28 de setembro de 2016 0 comments

Aos poucos, nossa rotina vai ganhando mais e mais dispositivos inteligentes. São coisas que antes não tinham poder computacional, de conexão e recebimento e emissão de informações. É algo incrível, que nos deixa às portas de um novo futuro. Mas essa tal de “internet das coisas” (IoT) também pode criar um enorme perigo. O maior ataque DdoS ( negação de serviço) lançado até hoje teve como alvo justamente esses aparelhos inteligentes.

Se você tem já em casa uma TV, termostato, carro, babá eletrônica ou qualquer outro não-sei-o-quê inteligente, é melhor conferir se o dispositivo não faz agora parte de uma imensa botnet – rede de computadores infectados por hackers e que obedecem ao comando de quem o infectou. E esse é um conselho urgente. Enquanto se falava das maravilhas da internet das coisas, os criminosos digitais foram ágeis em criar uma botnet das coisas.

O ataque foi notado quando o provedor de serviços de data center e hospedagem francês OVH começou a ter uma atividade anormal. Rapidamente foi detectado que era um ataque DDoS. Nessa tática, os hackers programam computadores de uma botnet para que façam pedidos simultâneos (entrar numa página, ligar uma aplicação, acessar um banco de dados, etc). Essa avalanche de ordens trava os sistemas alvos, que, em geral, são essenciais para alguma empresa.

O chefe de tecnologia da OVH, Octave Klaba, usou seu perfil no Twitter para avisar do ocorrido e fez vários posts numa espécie de cobertura em tempo real do que estava ocorrendo. No auge do ataque, o volume de comandos de ação chegou a consumir banda de 1 terabit por segundo (1 Tbps). Esse é o maior ataque já registrado até hoje.

Botnet das coisas
Diferentemente do que era conhecido, as ordens do ataque DDoS não partiram de computadores, smartphones, notebooks ou tablets infectados. Foram milhares de dispositivos da internet das coisas que participaram dessa ação histórica de hackers.

Os dispositivos IoT são fantásticos. Mas, por serem um campo novo, muitos estão sofrendo com falhas de segurança, uso incorreto e configurações precárias.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *