NOTÍCIAS

Legislação nova faz Uber fechar as portas na Dinamarca

Legislação nova faz Uber fechar as portas na Dinamarca

by 29 de março de 2017 0 comments

O app de compartilhamento de transporte urbano Uber fechará as portas na Dinamarca nas próximas semanas. A empresa por trás do aplicativo disse que o negócio ficou inviável, citando “não houve escolha”, depois de o país adotar novas legislações para motoristas de táxi.

A nova lei foi aprovada em fevereiro, após uma série de embates e polêmicas sobre o serviço. As regras recentes exigem que os serviços de táxis instalem taxímetros e sensores de detecção de ocupação de assentos. Estas regras ficaram problemáticas para os prestadores do Uber, já que eles operam seus próprios carros e usam o aplicativo móvel para rastrear e organizar as corridas. Como não são considerados como empresas de táxi, eles ficaram em uma zona cinza para negócios se não instalassem os equipamentos.

A empresa do app, sediada em San Francisco (EUA), está preocupada com a situação. O revés pode ser uma bola de neve que alcance outros países, nos quais também é vista como um serviço polêmico. Na Dinamarca, o Uber aponta que foi por mais de 2.000 motoristas e 300.000 corridas. O serviço de partilha de transporte aponta que sua data de fechamento no páis escandinavo será em 18 de Abril. Mas insinuou que manterá negociações com as autoridades locais.

Negociações
“Nossa principal prioridade é apoiar os motoristas que usam o Uber durante este momento difícil”, disse Kristian Agerbo, porta-voz da empresa na Dinamarca. “Vamos continuar a trabalhar com o governo na esperança de que eles possam atualizar o regulamento proposto”. Apesar da encruzilhada e do fechamento da operação de transporte, a empresa do Uber está disposta a manter uma equipe de 40 engenheiros em Aarhus, a segunda maior cidade da Dinamarca, que continuará a desenvolver sua tecnologia.

O Uber foi lançado na Dinamarca em 2014 e, desde o início dos trabalhos recebeu protestos. Assim como em outros países, a empresa afirma que não é uma empresa de táxi, e sim um aplicativo que liga motoristas e passageiros, portanto não está sob as regras desse setor.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

Nenhum Comentário

Seja o Primeiro a Comentar Este Post

Nenhum Comentário Ainda!

Seja o Primeiro a fazer um comentário.

Deixe uma resposta

<

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *